O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, reuniu-se esta terça-feira com Francisco Andrade, presidente da direcção da Associação Melro Preto, para debater formas de promover e divulgar o jazz na freguesia.
“O encontro, realizado na sede da Junta, marca mais um passo na aposta cultural que o autarca pretende reforçar no próximo mandato, enquadrando-se na estratégia de valorização do eixo ‘Imaculado Vivo e Cultural’, um dos cinco eixos do programa 2025-2029”, indica nota à imprensa.
O objectivo deste eixo estratégico, conforme explica, “é consolidar a dinâmica da freguesia, potenciando a identidade, o talento e a criatividade locais como instrumentos de coesão e desenvolvimento comunitário, reforçando o papel do Imaculado como polo cultural ativo da cidade”.
Entre as propostas discutidas, está a possibilidade da Associação Melro Preto vir a utilizar o Espaço Geração Imaculado para actividades de formação e reuniões, bem como contribuir para a dinamização do Salão Paroquial, do Jardim de Santa Luzia e da Quinta do Poço.
Foi ainda abordada a intenção de levar o jazz às escolas da freguesia e à Universidade Sénior, criando momentos de contacto com a música e promovendo a produção artística sénior e infantojuvenil, como forma de aproximar diferentes gerações através da arte.
Pedro Araújo destacou “a importância de aumentar as mostras musicais e de apoiar os talentos locais”, referindo que “o jazz se alia à identidade plural da freguesia, abrindo novas oportunidades de fruição e formação cultural para diferentes gerações”.
Por fim, refere que “a Associação Melro Preto tem como missão promover o jazz e os músicos madeirenses ligados ao género, fomentar o ensino e a formação musical e difundir este estilo como parte integrante da identidade cultural da Região, valores alinhados com a visão cultural da Junta”.