A Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria esteve representada, esta sexta-feira, na reunião magna da RUTIS, a Rede de Universidades Seniores de Portugal, que se realizou no Cine Teatro de Almeirim.
Estiveram presentes, em representação deste projecto da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, o presidente Pedro Araújo, a coordenadora Ana Paula Freitas e a coordenadora-adjunta Iolanda Novita.
Na ocasião, foi analisado o relatório de actividades de 2022/2023, bem como o plano de actividades para 2023/24, para além de ter sido debatido o plano estratégico para as Universidades Seniores, que contam com 350 unidades activas, abrangendo já 85% do território nacional.
No rescaldo da reunião, Pedro Araújo, destacou “o excelente trabalho e a dinâmica que a RUTIS tem vindo a implementar, sobretudo na pessoa do seu presidente, Luís Jacob, algo que, infelizmente, não é muitas vezes percepcionado na Madeira”. Por isso, defendeu que, “considerando o número de US na Região e a sua condição insular e ultraperiférica, justifica-se a criação de uma delegação ou núcleo regional da RUTIS que replique esta dinâmica para a Madeira, em benefício de todos os seniores madeirenses”.
O autarca lamentou ainda que “a Madeira esteja arredada do Portugal Inovação Social, uma iniciativa pública para promover e apoiar a inovação social em Portugal, apresentada nesta reunião, que deixou as regiões autónomas de fora”.
De referir ainda que o encerramento desta reunião magna contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que enalteceu a importância das Universidades Seniores na promoção de um envelhecimento activo.