Assembleia de Freguesia Jovem é o projecto da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria para promover uma maior participação cívica e envolvimento dos jovens na definição das políticas autárquicas. Esta iniciativa, que pretende valorizar o contributo dos jovens e prepará-los para uma maior intervenção, é aberta a alunos das escolas da freguesia, bem como de residentes inscritos noutros estabelecimentos de ensino.
O presidente da Junta de Freguesia, Pedro Araújo, considera que “o envolvimento dos jovens é absolutamente indispensável para a vida e o futuro da democracia, aproximando-os dos processos de tomada de decisão”. Considera, por isso, urgente “desenvolver iniciativas que os motivem e capacitem para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, começando justamente por áreas e temas da administração local”.
A proposta da Junta prevê que a Assembleia de Freguesia Jovem seja constituída em cada ano letivo, composta por vários grupos em representação dos diversos níveis de escolaridade, do 7.º ao 12.º ano, reunindo-se duas vezes por ano, no segundo e no terceiro períodos. Cada reunião será antecedida por sessões de trabalho dinamizadas em ambiente escolar, onde serão debatidos e preparados os temas indicados para cada uma das reuniões.
Esta semana, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria submeteu o projeto e as normas de funcionamento à Escola da APEL e à Escola Bartolomeu Perestrelo, parceiros que considera fundamentais para o sucesso desta iniciativa. Após o processo de auscultação às referidas escolas, perspetiva-se que o projeto da Assembleia de Freguesia Jovem possa arrancar ainda no presente ano lectivo.