Para assinalar os 20 anos do seu Centro Comunitário, o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília realiza, na próxima quarta-feira, dia 15, um seminário sob o tema ‘Exclusão/Inclusão. Realidade e Desafios’, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.
Os trabalhos decorrerão no período da manhã e contarão com a presença de D. Nuno Brás, bispo da Diocese do Funchal na sessão de abertura.
Pelas 10 horas terá lugar uma mesa redonda, moderada pelo jornalista Élvio Passos, na qual será abordado o papel dos projectos desenvolvidos por este centro e a sua eficácia no combate à exclusão social. Este debate contará com os contributos de Nazaré Serra Alegra, ex-directora do Serviço de Acção Social do Instituto de Segurança Social da Madeira; Lara Costa, coordenadora dos centros comunitários da mesma instituição; e Tânia Sousa, coordenadora do Centro Comunitário Integrar e Desenvolver.
Depois das 11 horas será a vez de Luís Capucha, docente do ISCTE proferir a conferência ‘Exclusão e inclusão: Realidades e Desafios’.
Centro comunitário com acção relevante na área social
Foi em 1999 que o Centro Paroquial de Santa Cecília procurou dar uma resposta social às situações de pobreza que se registavam nos bairros sociais do concelho de Câmara de Lobos, nomeadamente no Bairro da Torre. Com a designação inicial ‘Luta Contra a Pobreza’, o projecto ‘Centro Comunitário Integrar e Desenvolver’ tem vindo a actuar directamente nos nichos de pobreza ou que apresentavam situações de pobreza severa.
De entre as medidas desenvolvidas, destaque para a acção junto das famílias que auferem o Rendimento Social de Inserção, através de ensino recorrente de adultos e de formação de competências; combate ao abandono escolar, sempre em parceria com as escolas do meio; controlo da mendicidade através de acções no terreno; acompanhamento de jovens toxicodependentes; prevenção da gravidez na adolescência, entre outras.
Com esta resposta social o Centro tem conseguido uma maior inclusão social e integração socio-económica, promovendo a dignidade de pessoas e famílias em situações de carência extrema e muita vulnerabilidade.