O Externato de Nossa Senhora da Conceição, no Porto Santo, realizou na passada Sexta-feira a 9.ª edição do Festival da Irmã Wilson. O evento contou com a participação de mais de cento e cinquenta elementos da comunidade escolar deste estabelecimento de ensino, entre alunos, professores, auxiliares e alguns convidados, compondo uma enchente humana no auditório do Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.
O DIÁRIO das FREGUESIAS falou com Irmã Deolinda Mendonça, Coordenadora do Externato, que fez questão de salientar que o intuito deste espectáculo é “dar a conhecer quem foi a Irmã Wilson e qual a sua importância para a história da Madeira e do Porto Santo”, onde, de resto, deixou uma obra notável.
“Esta religiosa inglesa dedicou a sua vida à causa dos mais pobres, dos doentes e das crianças”, acrescentou, salientando que o Externato, “como escola continua a promover essa espiritualidade”, frisou a nossa interlocutora.
Este é um evento que se realiza anualmente, pelo que a responsável pelo Externato assegurou que será para continuar no futuro, já que é uma boa forma que esta escola tem de dar a conhecer a todos os portossantenses que aspectos e valores trabalham com as crianças, e que vivências estas podem ali ter e depois passar para o exterior.