Esta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16 de Junho, tem lugar, no Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL, o Congresso Português de Malacologia (CPM) 2018.
Organizado pelo Instituto português de Malacologia (IPM) e o Marine and Environment Science Centre, o congresso, a realizar-se no auditório do ISAL, começa amanhã às 9h30, retomando as sessões de sábado meia hora mais tarde, ou seja, a partir das 10 horas.
O CPM 2018 é aberto a todos os interessados em Malacologia, desde investigadores, estudantes, amadores, coleccionadores, etc. Serão abordados um vasto leque de temas científicos no âmbito da Malacologia.
De acordo com Sancha de Campanella, Vice Directora Geral do ISAL, “este evento é dotado de um programa ambicioso e amplo contanto com a presença de diversos oradores de renome a nível nacional e internacional”, nomeadamente Angel Luque, Professor Catedrático de Zoologia na Universidade Autónoma de Madrid, António M. de Frias Martins, Professor Catedrático Jubilado da Universidade dos Açores, especializado em Sistemática e Evolução de Moluscos e Teresa Rodriguez, actualmente professora de Zoologia no Departamento de Zoologia, Genética e Antropologia Física da Universidade de Santiago de Compostela
A Malacologia é um ramo da biologia com foco nos molúsculos. Esses animais fazem parte do grupo de invertebrados, existindo uma extensa diversidade de espécies ultrapassando as 50 mil vivas.
Os estudos são voltados para a fisiologia, a taxonomia e a ecologia. Os moluscos podem ser encontrados no mar, em locais com água doce e na terra.