Com ‘cheiro a Natal’, a Filarmónica do Faial realiza este sábado, dia 7, seu concerto de aniversário, seguido de jantar comemorativo. A celebração musical realizar-se-á junto ao polidesportivo do Faial, numa ‘mega’ tenda montada para o efeito, onde são esperadas cerca de duas centenas de pessoas.
O concerto e jantar assinalam os 124 anos da centenária Filarmónica faialense, bem como o arranque das celebrações dos 125 anos da instituição. Música própria, peças de concerto e temas de Natal compõem o programa para o jantar/concerto a acontecer ao início da noite deste sábado.
Mais de quatro dezenas de músicos, todos formados na instituição, subirão ao palco pelas 20 horas, na tenda junto ao polidesportivo do Faial. Numa homenagem a todos os que construíram a história da filarmónica, e na celebração de todos os que, hoje, dão continuidade à sua vida, será proporcionada mais uma noite de convívio entre os executantes, aprendizes, familiares e população em geral. O evento terá a particularidade de apresentar três grupos distintos: A sua ‘Banda Infantil’, a juvenil e o grande grupo.
A caminho dos 125 anos, a Filarmónica do Faial regista um rico historial. “Foi a primeira banda de música em toda a costa norte da Madeira, assim permanecendo durante décadas. Nunca fechou as portas e, ao longo da sua história, formou centenas de músicos, e ajudou a formar milhares de homens. A sua escola de música continua em, plano funcionamento, sendo que, hoje, 95 % dos seus músicos foram ali formados. Conta, nos variados naipes, com quase meia centena de executantes”, destaca Manuel Luís Macedo, presidente da direcção.
O concerto deste sábado apresenta o hino próprio do 124º aniversário, músicas de concerto e temas de Natal. Além do concerto e do convívio, este encontro permite, ainda a apresentação, aos familiares, patrocinadores e amigos, os diversos escalões etários da filarmónica e o trabalho da escola de música.