A Associação de Brazilian Jiu-Jitsu da Madeira promove, na Madeira, a modalidade de jiu-jitsu brasileiro, tendo a sua sede no Imaculado Coração de Maria. O presidente da Junta de Freguesia local reuniu com Fabiano Silva para falar sobre este projecto que conta com 50 praticantes, com idades compreendidas entre os 4 e os 50 anos. No âmbito do regulamento de apoio ao associativismo e do projecto Imaculado Saudável, a Junta do Imaculado Coração de Maria pretende apoiar o crescimento deste projecto desportivo.
De acordo com nota à imprensa, os treinos realizam-se todos os dias, de segunda a sábado, quer no período da manhã como à noite, no ginásio Big Body Gym, na Rua da Carne Azeda, estando abertos a pessoas de qualquer idade, a partir dos 4 anos. Os treinos para os atletas mais jovens são às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h40, e também aos sábado, no horário das 11h30h as 12h40, sendo que cada sessão de treino tem a duração de uma hora e dez minutos.
“O jiu-jitsu brasileiro é uma arte marcial e um desporto de combate, desenvolvido pela família Gracie no início do século XX, que se tornou a forma mais difundida e praticada do jiu-jitsu, depois do judo, e que se está a expandir no contexto regional e nacional”, explica.