A Junta de Freguesia da Camacha aprovou, no início desta semana, a abertura de uma nova rubrica de apoio social – ‘Apoio Social Excepcional – Covid-19’ – de modo a conseguir responder às necessidades da população mais afectada pelas consequências desta pandemia.
Com um montante inicial de 5 mil euros, esta verba poderá ser reforçada sempre que necessário, através da transferência de valores disponíveis de outras rubricas que não serão concretizadas no presente ano, em virtude das condicionantes decorrentes da propagação do novo coronavírus.
Serão elegíveis neste apoio a aquisição de equipamentos de protecção individual e materiais de segurança; a aquisição de cabazes alimentares; o apoio extraordinário na aquisição de medicamentos, com maior atenção para situações de ‘novos desempregados’ e situação de lay-off; o apoio extraordinário no pagamento de água, luz e outros serviços, sobretudo nas situações anteriormente referidas; as visitas periódicas aos idosos com vista à monitorização e acompanhamento das suas necessidades mais urgentes; as fotocópias necessárias/impressões para apoio aos estudantes dos diversos níveis de ensino; e ainda outras despesas que se venham a verificar necessárias no âmbito da Covid-19.
Refira-se que, desde o início da pandemia, que a Junta da Camacha está no terreno a apoiar as famílias, nomeadamente as pessoas que estivessem a sentir alguma dificuldade de alimentação e/ou financeira. Foram já distribuídas dezenas de cabazes pelos mais carenciados. Foi também apoiado o projecto ‘SOS CAMACHA COVID’, no que dizia respeito à confecção de refeições quentes. A Junta assume 70 refeições semanais a pessoas carenciadas, entregando em suas casas, com o apoio do Super São Roque.
Pedro Fernandes, presidente da Junta, realça que “durante largas semanas, fomos a única Instituição Social com portas abertas, disponível para responder às centenas de pedidos que, diariamente, nos foram chegando, graças a uma enorme entrega e disponibilidade dos nossos funcionários”.