Na passada semana, a Freguesia de Santa Cruz viu o seu relatório de gestão aprovado, assim como um novo apoio a ser atribuído por esta Freguesia, nomeadamente, o apoio à natalidade para todas as crianças nascidas na Freguesia de Santa Cruz, desde 2022.
O novo apoio, de carácter universal, para incentivo à natalidade, mereceu a abstenção do membro eleito pelo Partido Socialista, situação que, no entender deste executivo, é incompreensível, uma vez que este é um apoio que acaba por ser uma continuidade do trabalho social já desenvolvido por esta Freguesia, que conta já com apoio na aquisição de livros e material escolar, apoio a estudantes universitários, entre outros apoios pontuais atribuídos.
O novo apoio à natalidade agora criado e com efeitos retroactivos a Janeiro de 2022, traduz-se em “vales” com um valor total de 120 euros por cada criança nascida, que deverão ser utilizados nas farmácias e parafarmácias da Freguesia de Santa Cruz, num prazo máximo de 2 anos após o nascimento da criança. Para o efeito, deverá ser preenchido um requerimento disponível nesta Freguesia, tendo este apoio um carácter universal, ou seja, de atribuição a todas as famílias desde que, residentes na Freguesia de Santa Cruz.
Para além de ser um apoio aos novos pais, é também uma medida que promove a dinamização da economia local pois os vales só poderão ser utilizados nas farmácias e parafarmácias da Freguesia de Santa Cruz.
Foi também com muita satisfação que o executivo desta Freguesia apresentou o relatório de gestão do ano de 2021 com uma taxa de execução de despesa na ordem dos 80% e, de 100% na receita, embora as condicionantes ainda sentidas pela pandemia da doença da COVID-19, que limitaram a concretização de várias actividades planeadas e, por consequência, a taxa de execução final.
Mesmo assim, a freguesia de Santa Cruz aumentou os apoios sociais atribuídos, continuou com o trabalho de limpeza, manutenção e melhoramento de veredas e estradas na Freguesia e manteve os apoios às entidades locais, nomeadamente, as escolas, associações desportivas, lúdicas e recreativas, a casa do povo e instituições de solidariedade social, de acordo com as funções e atribuições legais das Freguesias.
Para a concretização das competências atribuídas, a junta de freguesia de Santa Cruz adquiriu ainda uma carrinha de caixa aberta que, nos trabalhos diários desenvolvidos, torna-se uma ferramenta fundamental de apoio aos trabalhadores e à população local.
Todo este trabalho reflecte um esforço quotidiano de toda a equipa, bem como de todos os funcionários e trabalhadores que integram programas de emprego e que permitem os bons resultados verificados.