A Junta de Freguesia do Arco de São Jorge comemora, no próximo sábado, dia 10 de Novembro, o São Martinho. Esta é uma festa que tem vindo a crescer de ano para ano, na qual as pessoas revivem a tradição de provar o vinho novo, fruto da sua labuta.
Das comemorações, destaque para o cortejo de São Martinho que replica o que o grande poeta popular, Manuel Gonçalves (Feiticeiro do Norte), descrevia nos seus versos. Já no século XIX, a população percorria as casas e adegas da freguesia com o intuito de provar o vinho novo e petiscar, uma tradição que se prolonga até aos nossos dias, num grande momento de encontro e divertimento dos participantes. Ainda no cortejo, há o destaque para o andor com o ‘Santo Bacalhau’, que é cuidadosamente enfeitado pela população e carregado ao longo de todo o percurso, em jeito de uma procissão pagã.
A edição deste ano conta com uma nova particularidade, a Junta de Freguesia realizou a sua vindima em Setembro passado nos lagares do Museu do Vinho e da Vinha, e dará, também ela, a provar o ‘fruto’ da sua vindima, o vinho novo.
Toda a população, local e forasteira, está convidada a estar presente na iniciativa, destacando que o Túnel Eng. Duarte Pacheco (mais conhecido como o ‘furado’ do Arco) estará aberto, excepcionalmente, durante esta noite.
Veja aqui o programa:
– 19 horas: Concentração dos participantes no Museu do Vinho e da Vinha;
– 19h30: Início do cortejo, com o ‘Santo Bacalhau’, percorrendo os arruamentos centrais, as adegas dos produtores de vinho e bares da freguesia;
– 22h30: Convívio final com Bacalhau assado, castanhas e outras iguarias da época no Centro Municipal de Intercâmbios, abrilhantado musicalmente pela Banda do Arco e por acordeonista.