Decorreu na passada sexta-feira no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro uma ação de sensibilização sobre Proteção Civil, cujo publico alvo foi as escolas da freguesia. Esta ação promovida pela Junta e administrada pelo Serviço Regional de Proteção Civil contou com uma sala repleta, 30 participantes, funcionários das várias escolas e jardins de infância da freguesia, entre pessoal docente e não docente.
Esta ação surge do trabalho de proximidade que tem sido realizado pela Junta de freguesia junto das escolas, tendo sido referenciado esta necessidade por parte das mesmas.
A ação de sensibilização visou dar a conhecer o funcionamento do Serviço de Proteção Civil na Região, quais os meios disponíveis e como deve ser acionado o socorro. Estas são matéria que todos os cidadãos deveriam conhecer e saber, tendo ainda mais relevância os funcionários das escolas e jardins de infância.
Segundo o Presidente da Junta Manuel Filipe estes tipos de ações são fundamentais em caso de necessidade para que cada um de nós saiba como atuar, com que meios de socorro poderá contar e como funciona todo o sistema. Manuel Filipe agradece a disponibilidade do Serviço Regional de Proteção Civil em se deslocar à Junta para realizar esta formação e agradece acima de tudo aos participantes que assim dotam as escolas com maior capacidade de ação em caso de catástrofe ou socorro.
Seguirão outras ações de sensibilização deste tipo, estando já agendada para março uma ação de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida.