A Junta de Freguesia do Arco de São Jorge (JFASJ) quer criar um parque de merendas na zona do Porto – principal acesso ao litoral da pitoresca freguesia nortenha. A autarquia aguarda apenas ‘autorização’ da Câmara Municipal de Santana (CMS) e da Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) – no âmbito do Domínio Público Marítimo – para avançar com a concretização do projecto.
A intenção é requalificar a zona do Porto com a criação de um espaço de lazer equipado com mobiliário e instalações sanitárias, de modo a valorizar o litoral da freguesia.
Na última Assembleia Municipal o autarca do PSD relembrou o interesse em avançar com a obra, ao questionar o executivo camarário do CDS sobre o parecer que havia solicitado antes do Verão.
Por reconhecer que a beneficiação tornará “mais aprazível, no Verão, aquele espaço”, Dinarte Fernandes, presidente da CMS justificou a demora por estar ainda “à espera do parecer da DRAAC em relação a essa possível construção”.
Sobre o ofício entregue em Maio na CMS, “continuo a aguardar” foi a resposta lacónica do presidente da Junta.
Ao DIÁRIO esclarece que o investimento em causa, mesmo não sendo avultado, para a JFASJ é significativo. Espera por isso não apenas o aval para poder intervir, como também “com algum apoio da Câmara”, que já se mostrou disponível para ajudar com material de construção civil e recursos humanos.
“Seria muito bom criar uma zona de recreio com churrasco, mesas de apoio e se calhar também sanitários”. Equipamento que “no Verão serviria também de apoio aos banhistas”, reforçou.