A Junta de Freguesia de São Martinho assinou, na passada segunda-feira, 21 de Março, os primeiros contratos-programa com algumas instituições e associações da freguesia, situação que vai permitir o financiamento que garante a execução do seu plano de actividades para 2022.
“Apoiar as instituições é apoiar os fregueses que directa e indirectamente beneficiam dessas actividades, sejam elas desportivas, culturais ou sociais”, referiu Marco Gonçalves, na ocasião.
Para o Presidente da Junta, eleito pela coligação ‘Funchal Sempre à Frente’, estes protocolos são essenciais, pois financiam o movimento associativo local que, assim, pode desenvolver diversas actividades.
Perpectiva-se, para breve, a assinatura de mais contratos deste género com outras instituições. Para tal, garante o autarca, “é apenas necessário que as instituições candidatas apresentem um plano de actividades com interesse público e que tenham a sua situação contributiva e com a Segurança Social regularizada”, conforme é legalmente exigido.
“Estamos disponíveis para apoiar todas as entidades que queiram trabalhar em prol do desenvolvimento da freguesia e da sua população, mas não podemos apoiar as instituições endividadas pois nem é legal, nem é justo para com as instituições cumpridoras”, acrescenta.
Com estas parcerias, fica assegurado um conjunto diversificado de actividades nas áreas da cultura, lazer e desporto, cumprindo, assim, a Junta, com aquilo que também são as suas competências legais, no domínio social, cultural, educativo, desportivo e recreativo.