• Imaculado Coração de Maria
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Teleassistência reforçada em São Martinho
4 Agosto, 2026
Rancho Folclórico Flores de Maio assinala 40 anos com actuação no Caniço
11 Agosto, 2026

Junta do ‘Imaculado’ acolhe gata que se tornou mascote

8 Agosto às 10:48

Este sábado, 8 de Agosto, assinala-se o Dia Mundial do Gato e a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria aproveita a ocasião para apresentar a Pipoca, uma gata que chegou à freguesia em Novembro de 2024 e que, desde então, faz parte do dia a dia da Junta.

Segundo um comunicado enviado, a gata veio dos Açores com a coordenadora técnica, Teresa Patrício. “Chegou com um problema grave numa anca que condicionava a sua mobilidade, passando a acompanhá-la para a Junta para facilitar os cuidados necessários à sua recuperação.”

“Rapidamente conquistou trabalhadores, moradores e membros do executivo, acabando por ser acolhida definitivamente na sede e tornando-se uma espécie de mascote da Junta, tendo recuperado totalmente e sendo hoje presença notada nos seus diferentes espaços”, refere ainda.

As suas incursões chegam mesmo à vizinha Igreja Paroquial. A Junta lembra um episódio particularmente curioso na instalação do novo executivo, em Outubro de 2025, quando apareceu na cerimónia e instalou-se na cadeira do presidente enquanto este discursava.

“Muito acarinhada por trabalhadores, eleitos, moradores e visitantes que gostam de gatos, a Pipoca nem sempre corresponde aos mimos com a mesma simpatia e, como por vezes arranha, até tem direito a um aviso à entrada: ‘Sou muito bonita mas, por vezes, arranho!'”, explica o comunicado.

Esterilizada, identificada com microchip, vacinada e acompanhada pelo veterinário municipal, a Pipoca acabou também por se tornar um símbolo informal da atenção que a Junta procura dedicar ao bem-estar animal.

No âmbito da causa animal, a Junta promove regularmente campanhas de profilaxia, mantém uma parceria com a Associação Vamos Lá Madeira e dinamiza iniciativas como a Feira Solidária Animal ‘Patudos no Jardim’.

“Neste Dia Mundial do Gato, a Pipoca é também uma boa forma de lembrarmos que o respeito pelos animais começa nos pequenos gestos e que uma comunidade também se mede pela forma como trata os seus animais”, refere o presidente da Junta, Pedro Araújo.

A propósito da data, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria apela à identificação e esterilização dos animais, à adopção consciente e responsável e, sobretudo, ao combate ao abandono.

A Junta lembra ainda que situações envolvendo gatos comunitários ou colónias existentes na freguesia podem ser sinalizadas, permitindo a sua articulação com a Associação Vamos Lá Madeira, que acompanha esta realidade no Imaculado.

Share
Andreia Correia
Andreia Correia

Publicações relacionadas

Cortejo das Açucenas, foto DR

21 Setembro, 2026

Bom Despacho em festa durante quatro dias com cortejo, procissão e muita animação


Ler mais
20 Setembro, 2026

Grupo de Folclore da Universidade Sénior do Imaculado estreou-se no festival Enseada


Ler mais
17 Setembro, 2026

‘O Sono e a Saúde Mental’ em debate no Caniço


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Vigília pela Paz na Escola da Torre
  • Bom Despacho em festa durante quatro dias com cortejo, procissão e muita animação
  • Grupo de Folclore da Universidade Sénior do Imaculado estreou-se no festival Enseada
  • PS Seixal contesta legalidade da convocatória para Assembleia de Freguesia
  • ‘O Sono e a Saúde Mental’ em debate no Caniço
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.