A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria incentivou a Escola Bartolomeu Perestrelo a iniciar, com a sua ajuda, um processo de transição energética, através de uma mudança progressiva no modelo energético atual.
A ideia é ir progressivamente substituindo as fontes de energia não renováveis e poluentes, adotando um modelo mais limpo e sustentável a longo prazo, conciliando a eficiência energética e a responsabilidade ecológica.
Entre as ações capazes de ajudar nesta transição energética está a opção por lâmpadas LED, mais eficientes e com maior tempo de vida útil, em detrimento das tradicionais, que contêm gases e substâncias tóxicas, para além de emitirem radiação UV perigosa.
O arranque deste processo fez-se a expensas da Junta de Freguesia, que financiou a substituição de todas as lâmpadas do refeitório e do bar dos alunos, numa operação realizada entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano.
Esta quarta-feira, o executivo da Junta esteve na Escola Bartolomeu Perestrelo, acompanhado da empresa responsável pela intervenção, para verificar as condições da nova iluminação, numa visita guiada pela vice-presidente da Escola, Ana Freire.
A par dos benefícios ecológicos, esta operação de substituição das lâmpadas convencionais por LEDs terá também um impacto futuro na fatura da eletricidade paga pela Escola, libertando meios financeiros para outros investimentos, entre os quais a instalação de painéis solares.