• Imaculado Coração de Maria
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Imaculado inova com actividade de Folclore Sénior
8 Maio, 2026
Gonçalves Zarco recria universo de “O Rapaz de Bronze” em exposição da Festa da Flor
9 Maio, 2026

Junta do Imaculado reforça apoio a pessoas com demência e cuidadores

9 Maio às 8:40

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a Delegação da Madeira da Associação Alzheimer Portugal assinaram, esta quinta-feira, um protocolo anual de cooperação destinado a reforçar o apoio prestado a pessoas com demência, familiares e cuidadores informais da freguesia.

O protocolo foi celebrado pelo presidente da Junta, Pedro Araújo, e pela presidente da Delegação Regional da Alzheimer Portugal, Isabel Fragoeiro, acompanhada pela psicóloga da instituição, Helena Catarina Andrade.

Segundo a autarquia, o acordo prevê a continuidade do apoio financeiro e logístico à actividade regular desenvolvida pela Alzheimer Portugal na freguesia, permitindo manter o atendimento gratuito de proximidade realizado quinzenalmente.

O serviço decorre às sextas-feiras, entre as 10 e as 12h30, no Espaço Geração Imaculado, na Quinta Deão, tendo como objectivo apoiar famílias e cuidadores, através de esclarecimentos sobre demências e informação relativa aos serviços de apoio disponíveis.

O protocolo contempla ainda acções de sensibilização comunitária, bem como iniciativas de formação e orientação dirigidas a cuidadores informais.

Citado em comunicado, Pedro Araújo afirmou que “este protocolo representa mais um passo na construção de uma freguesia socialmente mais solidária e preparada para responder às necessidades da população afectada por estas doenças degenerativas”.

O autarca defendeu igualmente que “o apoio às famílias, aos cuidadores e às pessoas com demência deve assumir-se como uma prioridade permanente das políticas locais de proximidade e intervenção comunitária”.

Por sua vez, Isabel Fragoeiro agradeceu a colaboração da Junta de Freguesia, salientando que “a continuidade desta parceria permitirá fortalecer o trabalho de acompanhamento técnico e psicológico desenvolvido no terreno”.

O protocolo agora celebrado terá vigência até 31 de Dezembro de 2026 e enquadra-se na estratégia da Junta de Freguesia de apoiar entidades com intervenção social relevante no território.

Share
Érica Franco
Érica Franco

Publicações relacionadas

9 Maio, 2026

Gonçalves Zarco recria universo de “O Rapaz de Bronze” em exposição da Festa da Flor


Ler mais
8 Maio, 2026

Imaculado inova com actividade de Folclore Sénior


Ler mais
7 Maio, 2026

Imaculado associa-se à missão solidária da Abraço


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Gonçalves Zarco recria universo de “O Rapaz de Bronze” em exposição da Festa da Flor
  • Junta do Imaculado reforça apoio a pessoas com demência e cuidadores
  • Imaculado inova com actividade de Folclore Sénior
  • Imaculado associa-se à missão solidária da Abraço
  • Centenário de Maria Ascensão arranca com concerto da Banda e do Grupo Folclórico
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.