A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria lança hoje um formulário de registo destinado a identificar idosos residentes que necessitam de acompanhamento ou apoio, cujo objectivo é facilitar o acesso a uma rede que promova o seu bem-estar e segurança.
O formulário permite recolher informações essenciais sobre as condições de saúde, mobilidade, habitabilidade e necessidades específicas dos idosos, respeitando as normas de confidencialidade estabelecidas pela legislação em vigor.
Entre as áreas de apoio a identificar estão o acompanhamento social, apoio alimentar, transporte para consultas, fisioterapia ou terapia ocupacional, ocupação de tempos livres e até melhorias na habitabilidade, através de ajudas técnicas.
“Queremos reforçar o apoio aos idosos através da Junta e de uma rede de suporte, envolvendo todos os nossos parceiros, procurando dar uma resposta ainda mais ampla e articulada às suas diferentes necessidades”, reforça Pedro Araújo, presidente da Junta.
O documento pode ser preenchido tanto por idosos como por familiares ou cuidadores autorizados que desejem sinalizar situações de vulnerabilidade, podendo fazê-lo em formato físico, nos serviços administrativos da Junta, ou digital, através do email da Junta.
A Junta pretende utilizar estas informações para implementar novas medidas de apoio, como o já anunciado programa Check In Sénior, através de contactos diários para monitorizar o bem-estar dos idosos mais isolados da freguesia.
O lançamento deste formulário pretende também reforçar iniciativas existentes, como o Programa Casa Amiga Sénior, que já distribui refeições ao domicílio, e a Universidade Sénior, projecto destinado ao enriquecimento do tempo livre.
“Cuidar da nossa população idosa, reforçando as suas condições de segurança e promovendo o seu bem-estar, é um dos mais importantes desígnios da Junta de Freguesia”, conclui o presidente Pedro Araújo.