Quando esta tarde a secretária regional do Ambiente, dos Recursos Naturais e das Alterações Climáticas chegar ao acesso junto ao tanque de rega do Garachico, na Ladeira do Pedregal, em Câmara de Lobos, verá que este troço está totalmente diferente. A Junta de Freguesia convidou a governante para inaugurar a requalificação de parte da Levada do Norte, que o autarca faz questão de destacar.
Celso Bettencourt assume ser uma obra que apesar de não resultar num grande investimento para o senso-comum do contribuinte, “foram 18 mil euros”, representa um esforço considerável para o orçamento da Junta, além da importância que trará para a mobilidade dos fregueses da zona.
“Já tínhamos assinalado efectuar esta intervenção, no entanto aceleramos o projecto quando, há três anos, um freguês ficou refém da vereda e da boa vontade da família, porque lamentavelmente ficou paraplégico e a escadaria dificultava imenso a sua acção e todos aqueles que pretendiam auxilia-lo”, explica o cariz mais social e solidário da empreitada.
Mas existe, também, segundo o autarca social-democrata que entra na recta final do seu mandato, um plano de visa tornar a vereda mais acessível à locomoção dos residentes e turistas, amantes dos percursos pedestres: “Era um ponto que merecia uma requalificação até desse ponto de vista. Ali passa muito turismo e não era fácil ter de ultrapassar uma escadaria íngreme e uma ladeira com desnível acentuado. Felizmente está ultrapassado, graças também à colaboração da Empesa Águas e Resíduos (ARM) que cedeu parte do terreno para procedermos ao rebaixamento do traçado”, concluiu.