O Parque Temático da Madeira, em Santana, tem em exposição até ao dia 15 de Janeiro, um presépio em grande escala, duas lapinhas em escadinha e uma lapinha em rochinha complementados com uma área tradicionalmente madeirense, que podem ser visitadasentre as 9h e as 18 horas, de Terça-feira a Domingo, com entrada gratuita para o exterior do Parque.
Um dos pavilhões apresenta um presépio com cerca de 60m2 em homenagem aos ‘600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo’. Aí é exibida e retratada a história e as vivências das duas ilhas, com várias referências à cultura da Madeira e do Porto Santo, através da representação de pontos-chave do desenvolvimento das Ilhas, como ‘quadros temáticos’ com a encenação da vinha, da agricultura e da cana-de-açúcar.
Na casinha tradicional de Santana e num dos ateliers de artesanato, é possível apreciar lapinhas em escadinha com o Menino Jesus no alto, rodeado de ‘searinhas’, frutos da época e flores, presépios esses importantes nas tradições da Região durante esta quadra.
O presépio em rochinha é da autoria da Associação Cultural ‘Lírios do Norte’ e presenta uma típica composição do presépio e da história da natureza e da vida social de outros tempos, enquadrado numa exposição cenográfica que retrata as antigas habitações madeirenses através do quarto antigo ou da cozinha tradicional com os utensílios de outros tempos.
Tudo isto, pode ser visitado gratuitamente até ao dia 15 de Janeiro no Parque Temático da Madeira, em Santana.