Têm início, na próxima semana, os trabalhos de limpeza e beneficiação da Levada doMoinho e da vereda que a acompanha, na Ponta do Sol.
A intervenção, no valor de quase 10 mil euros, será levada a cabo por uma empresa especializada, contratada pela Câmara Municipal, embora estejamos perante uma levada privada, gerida por uma Comissão de Regantes.
De entre as acções a desenvolver, destaque para a limpeza da vegetação infestante, bem como para os pequenos arranjos no pavimento da vereda, tornando o percurso mais seguro, tanto para locais, como para os muitos turistas que o procuram para caminhadas, ao longo de todo o ano.
Conforme revelou Célia Pessegueiro, ao ‘Diário das Freguesias’, uma intervenção deste género é realizada uma vez por ano, habitualmente nos meses de Abril ou Maio. Mas, este ano, por força de todos os constrangimentos associados à Covid-19 e à paragem de algumas actividades, o atraso foi inevitável. O contrato foi assinado há poucos dias, e os trabalhos arrancam na próxima semana, devendo prolongar-se, possivelmente, pelo período de um mês.
A limpeza e as obras vão ter lugar ao longo de toda a levada, desde a Capela do Espírito Santo, na Lombada, até ao Cabo da Levada, na Ribeira da Ponta do Sol.
A autarca lembra que os incêndios dos últimos anos na encosta sobranceira ao canal de rega têm originado alguns desprendimentos de rocha, o que acaba causando estragos nas estruturas existente, nas guardas junto à levada e no próprio piso da vereda.
Nesse sentido, nos próximos dias, além da recuperação do piso onde este se apresente em mau estado, serão, também, substituídos os varandins danificados. A par disso, será melhorada a passagem junto às linhas de água, garantindo mais conforto e segurança aos caminheiros.
É pretensão da Câmara da Ponta do Sol que esta levada passe a integrar a lista de percursos recomendados da Região.