• Ponta do Sol
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Machico promove clássicos com ‘Drive It Day’
12 Agosto, 2020
Junta da Fajã da Ovelha alerta Câmara da Calheta
14 Agosto, 2020

Levada do Moinho será alvo de limpeza

13 Agosto, 2020 às 8:51

Nos últimos anos, o fogo tem danificado algumas secções da levada, havendo necessidade de fazer melhoramentos. Foto DR

Têm início, na próxima semana, os trabalhos de limpeza e beneficiação da Levada doMoinho e da vereda que a acompanha, na Ponta do Sol.

A intervenção, no valor de quase 10 mil euros, será levada a cabo por uma empresa especializada, contratada pela Câmara Municipal, embora estejamos perante uma levada privada, gerida por uma Comissão de Regantes.

De entre as acções a desenvolver, destaque para a limpeza da vegetação infestante, bem como para os pequenos arranjos no pavimento da vereda, tornando o percurso mais seguro, tanto para locais, como para os muitos turistas que o procuram para caminhadas, ao longo de todo o ano.

Conforme revelou Célia Pessegueiro, ao ‘Diário das Freguesias’, uma intervenção deste género é realizada uma vez por ano, habitualmente nos meses de Abril ou Maio. Mas, este ano, por força de todos os constrangimentos associados à Covid-19 e à paragem de algumas actividades, o atraso foi inevitável. O contrato foi assinado há poucos dias, e os trabalhos arrancam na próxima semana, devendo prolongar-se, possivelmente, pelo período de um mês.

A limpeza e as obras vão ter lugar ao longo de toda a levada, desde a Capela do Espírito Santo, na Lombada, até ao Cabo da Levada, na Ribeira da Ponta do Sol.

A autarca lembra que os incêndios dos últimos anos na encosta sobranceira ao canal de rega têm originado alguns desprendimentos de rocha, o que acaba causando estragos nas estruturas existente, nas guardas junto à levada e no próprio piso da vereda.

Nesse sentido, nos próximos dias, além da recuperação do piso onde este se apresente em mau estado, serão, também, substituídos os varandins danificados. A par disso, será melhorada a passagem junto às linhas de água, garantindo mais conforto e segurança aos caminheiros.

É pretensão da Câmara da Ponta do Sol que esta levada passe a integrar a lista de percursos recomendados da Região.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

Foto Rui Silva/ASPRESS

27 Fevereiro, 2026

Santa Luzia aprova novo regulamento de apoio ao associativismo


Ler mais

Orquestra de Bandolins foto CPSRF

25 Fevereiro, 2026

21 anos da Orquestra de Bandolins


Ler mais
25 Fevereiro, 2026

‘Freguesia Que Lê’ acolheu obra literária ‘O Decorador da Alma’


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Santa Luzia aprova novo regulamento de apoio ao associativismo
  • 21 anos da Orquestra de Bandolins
  • ‘Freguesia Que Lê’ acolheu obra literária ‘O Decorador da Alma’
  • Junta de Freguesia de São Pedro apoia escola HBG
  • Imaculado reforça aposta na educação ambiental e na cidadania activa
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.