Recentemente a equipa de limpezas da Junta de Freguesia do Campanário procedeu à recuperação da antiga vereda da Achada, na zona alta da freguesia.
A outrora vereda icónica da freguesia do Campanário, que atravessa a Levada do Norte através do sítio da Achada há muito que havia ‘saído do mapa’, abafada de mato ao longo de grande parte do percurso onde outrora existiram diversas moradias e terrenos cultivados. Neste sítio também abundavam as nascentes, o cultivo de árvores de fruto assim como a prática da pastorícia. Era também neste sítio da parte alta da freguesia que existia um castanheiro que ganhou fama pelas gigantescas proporções e pelo vazio que comportava no interior do tronco, que segundo relatos, caberiam oito pessoas.
Com este trabalho pela a cabo pela equipa de campo da autarquia local, foi possível reabrir o histórico caminho que se encontrava há largos anos totalmente obstruído por vegetação e por isso, votado ao abandono.
O executivo da Junta, presidido por David Sousa, agradece o esforço de todos os colaboradores envolvidos “nesta tarefa árdua que em muito valoriza a nossa freguesia e o seu património”, enaltece o autarca.