Desde este mês de Setembro, a Loja Solidária do Caniço integra a plataforma ‘Madeira Circular’, medida que se encontra integrada na Agenda Madeira Circular, aprovada pelo Governo regional na Resolução n.º 144/2021, de 4 de março, publicada no JORAM, I Série, n.º 41, de 5 de março. Este recurso social da Junta de Freguesia do Caniço é tido como “um exemplo de boas práticas de circularidade e sustentabilidade através do trabalho que têm vindo a desenvolver, designadamente na Loja Solidária”.
O convite, feito ao presidente da Junta, Milton Teixeira, surgiu durante a reunião preparatória para a Festa da cebola, certame que é cartaz internacional das efemérides da freguesia, foi endereçado pelo dr. Ara Oliveira da Direção Regional do Ambiente e Ação Climática e pela Técnica Superior da Divisão de Gestão de Resíduos e Economia Circular, Claúdia Sá, responsável pela plataforma, após visita às instalações da Loja Solidária e consequente tomada de conhecimento deste projeto gerido pela vogal com o pelouro social, Mariusky Spínola.
“É com muito orgulho que a Junta de Freguesia do Caniço vê a “sua” Loja Solidária constituir-se como um exemplo de boas práticas e integrar uma plataforma que promove a ação colaborativa e apoia a implementação das orientações da Agenda Madeira Circular”, refere nota enviada à imprensa.
O convite para integrar a plataforma reforça o papel que a autarquia tem assumido na área do ambiente e da ecologia, e ainda, no papel activo que assume na manutenção do seu galardão de “Eco-Freguesia”. É ainda um indicador de que o projecto se encontra alicerçado em ideais de auto sustentabilidade e de responsabilidade social que envolvem toda a comunidade local e cujas repercussões positivas ultrapassam as fronteiras geográficas da freguesia.