A Capela do Bom Despacho, na freguesia de Campanário, estará em festa no próximo fim-de-semana ‘prolongado’. Isto porque o programa mais festivo arranca na sexta-feira, dia 27, e só termina na segunda-feira, dia 30.
Roni de Melo, Álvaro Florença, Os Galáxia e Amigos da Música são alguns dos artistas e bandas que enriquecem o cartaz do arraial, ao qual está associada a tradição madrugadora da apanha das açucenas para decoração da capela e embelezamento da sua envolvente.
Desde a passada quinta-feira, dia 19, e até a próxima sexta-feira, dia 27, decorrem as novenas – todos os dias às 20 horas – alusivas à Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho.
É contudo a partir da próxima sexta-feira, ainda de madrugada, que a celebração ganha fulgor com a tradição da apanha das açucenas. O ponto de encontro volta a ser na ‘Volta do Pico’, a partir das 04h30. Meia hora depois será a partida, tendo como destino o sítio das Fontaínhas, na vizinha freguesia da Quinta Grande, local onde tradicionalmente ocorre a apanha da flor que serve para embelezar a pequena capela e arredores.
Até ao amanhecer cumpre-se a apanha de açucenas, prevendo-se o início do cortejo de regresso à freguesia de Campanário pelas 09 horas. Cortejo que tem paragem de meia hora (entre as 11h00 e as 11h30) para convívio dos participantes junto ao miradouro da Vera Cruz – fronteira entre as freguesias de Campanário e da Quinta Grande. Ao final da manhã é retomado o cortejo animado até junto da Capela do Bom Despacho.
O programa de animação do arraial ‘do Bom Despacho’ arranca ao cair da noite de sexta-feira, após a novena e missa, com a actuação do Grupo de Folclore da Casa do Povo do Campanário (21h30) e do conjunto musical Amigos da Música, entre as 22h30 e as 02h00 da manhã.
No sábado, ao meio-dia haverá a tradicional girandola de fogo (de estalo) e actuação da Banda Municipal da Ribeira Brava. Ao final da tarde haverá romagem, seguida de novena e missa, a anteceder dois concertos musicais até às 02h00. Primeiro com o artista brasileiro Roni de Melo (22h30), depois com cantor madeirense Álvaro Florença (00h00).
No domingo a festa é retomada a meio da tarde, com a missa (16h00) seguida de procissão em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho.
Após as cerimónias religiosas, a animação ‘oficial’ preenche o resto da noite – até à meia-noite. Ao entardecer com ‘O Chá das Cinco – As Estrelinhas’, e a partir do cair da noite com o conjunto musical ‘Os Galáxia’.
Festa que só termina na segunda-feira, com nove e missa pelas 20 horas de agradecimento aos colaboradores da festa.