O deslizamento de terras que ocorreu no final da passada quarta-feira veio trazer para a ordem do dia as reinvidicações antigas da população das Lombadas, na freguesia da Ponta Delgada, para a construção de um novo acesso viário para aquela localidade.
São relativamente comuns os problemas na parte inicial da única estrada que permite chegar as estes três sítios, com quedas de pedras, derrube de árvores ou escorregamentos de terras, como aquele que se verificou nos últimos dias e que levou ao isolamento da população durante mais de uma hora e meia. Embora salientando a pronta intervenção dos funcionários da Junta e da Câmara, bem como de uma empresa privada contratada para o efeito, as gentes das Lombadas não deixam de salientar que situações destas podem não ser tão céleres, sendo, por isso, segundo reivindicam, a construção de um acesso rodoviário entre a Terceira Lombada e o sítio da Fajã da Areia.
Quem compreende o pedido da população é Miguel Freitas, que referiu ao Diário das Freguesias que esta situação acontece com relativa frequência naquela zona, por existirem ali várias nascentes, o que torna os terrenos mais instáveis. O presidente da Junta de Freguesia da Ponta Delgada apela, por isso, a que, no futuro, seja pensada uma via alternativa para a Fajã da Areia, lembrando, inclusive, a alusão a este assunto feita pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, no decorrer da última edição da Feira Agro-Pecuária que teve lugar na ‘Corte do Norte’.
Festa do fim-de-semana garantida
Miguel Freitas aproveitou a oportunidade para assegurar à população local que a estrada apresenta todas as condições de segurança para circulação de viaturas e pessoas, deixando um convite a todos os madeirenses a passarem pelas Lombadas este fim-de-semana, já que ali tem lugar a festa religiosa em honra do Imaculado Coração de Maria.