Nas últimas semanas várias têm sido as intervenções que a Junta de Freguesia de Machico tem levado a cabo em pequenos acessos da freguesia.
De acordo com presidente Alberto Olim, para este ano 2020 a Junta deverá contar com perto de 23 mil euros para a recuperação de veredas, verba, de resto, inscrita no orçamento já aprovado.
O autarca salienta que cerca de metade desse valor entrará nos cofres da Junta graças ao contrato de delegação de competências firmado com a Câmara Municipal de Machico, que inclui, entre outras rubricas, a limpeza das veredas da freguesia. Refira-se que em algumas destas intervenções, é também a Câmara quem cede os materiais necessários a alguma reparação ou melhoramento no piso.
Este género de intervenções permite uma melhoria significativa no dia-a-dia das pessoas, sobretudo no acesso às habitações ou a terrenos agrícolas. Esta tem sido, de resto, uma prioridade para o executivo liderado por Alberto Olim que aponta como prova disso as intervenções já realizadas só neste primeiro mês de 2020.
“Só este ano, já foram executados melhoramentos nas Veredas do Toco, e do Lombo Farinha B, bem como na Vereda de José Nunes”, disse ao ‘Diário das Freguesias’, adiantando que nas próximas semanas deverão ir para o terrenos os trabalhos com vista ao melhoramento da Vereda da Passada C, da Vereda da Levada da Rocha – Maroços e da Vereda do Marco, entre outras.
A grande maioria das intervenções assenta no melhoramento e recuperação do piso, construção de muros de suporte, construção de rampas ou degraus, colocação de varandins, entre outros trabalhos que permitem melhorar a acessibilidade aos fregueses, muitos dos quais já de idade avançada.
Com poucos recursos humanos, muitos dos trabalhos têm sido realizados graças aos programas de emprego disponibilizados pelo Instituto de Emprego da Madeira, nomeadamente os Programas de Ocupação Temporária (POT’S) e os programas MAIS.
Refira-se que além destes trabalhos, a Junta de Machico tem prevista a construção e melhoramento de alguns abrigos de paragem.