A XIII edição do Mercado Quinhentista, subordinada ao tema ‘Herdeiros de Tristão’ tem este ano um reforço na animação, ultrapassando a fasquia dos 200 espectáculos ao longo dos 3 dias que decorre a iniciativa, revela a organização do evento, a realizar-se entre 1 e 3 de Junho.
Dos 51 grupos de animação presentes, que englobam cerca de 650 pessoas, destaque para os 5 grupos do continente: dois de música (Trabucos e Sons da Serra), dois de teatro (Vivarte e Os Almeidas) e um de artes circenses (Somnium).
Os Trabucos, com mais de dez anos de experiência e um cd lançado no ano passado, são actualmente uma das referências a nível nacional no que à música medieval diz respeito. Com uma sonoridade própria vigorosa, interpretada de forma enérgica e contagiante através da gaita de foles, bouzouki, safona, tarota, sanfona, timbalão e outros instrumentos de percussão têm percorrido as principais feiras medievais por todo o país e estrangeiro. Da Serra da Estrela vêm os Sons da Serra, um projecto de raiz tradicional que pretende transportar o universo rural e pastoril da Serra da Estrela por todo o país em diversas feiras medievais e recriações históricas.
Para além destes, contamos com 46 grupos locais que, com as suas músicas, teatros, danças e artes circenses irão criar um ambiente efervescente e replecto de animação durante os 3 dias de mercado.
Destaque para os Torneios a Cavalo que decorrerão todos os dias pelas 19h00 na Liça, os espectáculos de fogo às 23h30 na sexta e no sábado, o Cortejo dos Infantes às 21h00 na sexta feira e o Cortejo da Capitania que decorrerá às 17h00 no sábado após o desembarque da nau de Santa Maria na baía de Machico.
Não faltam por isso motivos para nos dias 1, 2 e 3 de Junho se deslocar até Machico e viajar no tempo no Mercado Quinhentista.