Decorre no primeiro fim-de-semana de Maio, no Porto da Cruz, a 3.ª edição do festival ‘Apanha da Cana’, um evento organizado pela ‘Flores de Maio’ e que se tem afirmado como uma referência artístico-cultural do concelho de Machico, e particularmente da freguesia do Porto da Cruz, onde a cana-de-açúcar tem muita expressão na economia local. Para Virgílio Caldeira, o responsável pela ‘Flores de Maio’, “além do número de produtores, ganha relevo o facto de aqui já terem existido em simultâneo três engenhos”, diz-nos em jeito de contextualização deste evento.
Serão dois dias de festa, com vários artistas e grupos regionais. Além da actuação dos diferentes agrupamentos da ‘Flores de Maio’, vão subir ao palco, nos dias 5 e 6 de Maio, alguns ‘artistas’ do despique, a Tuna de Enfermagem, a ‘Rosinha’, Tiago Silva e Elisa Silva, bem como a banda ‘Amigos da Música’. O cabeça de cartaz será Miro Freitas, que actua na tarde de sábado, dia 6.
Este não é um evento destinado apenas aos locais. Fruto de parcerias estabelecidas com agências, alguns turistas irão participar na apanha da cana, podendo degustá-la e conhecer o seu processo de transformação numa visita ao engenho que presentemente está em laboração.
No domingo, às 12 horas, terão lugar os ‘Jogos da Cana’, um conjunto de jogos tradicionais para maiores de 18 anos, em equipas de 4 elementos. Para que os pais possam participar, decorrerá em simultâneo um atelier infantil, dedicado ao ‘Dia da Mãe’, que se assinala, precisamente, neste dia.
‘Vozes em Flor’
Associado a este certame, vai ter lugar, no dia 5 de Maio, pelas 18h30, o Festival Infantil ‘Vozes em Flor’ evento que reúne vozes infantis em representação das escolas do 1.º ciclo do município de Machico. Este festival decorrerá no palco principal, montado junto à Praia da Alagoa, e contará com a presença de Diogo Silva, vencedor do 37.º Festival da Canção Infantil da Madeira.
Concurso de Ponchas
É igualmente no âmbito desta 3.ª edição da ‘Apanha da Cana’ que vai ter lugar mais um ‘Concurso de Ponchas’, aberto a todos os que queiram participar, mostrando as habilidades na confecção desta bebida tipicamente madeirense, feita à base de aguardente (ou rum agrícola), um dos derivados da cana-de-açúcar.