Além do forte cartaz de artistas convidados, com destaque para Miro Freitas e Ruben Aguiar na noite de sábado, dia 8, e dos Mariachis e Galáxia no domingo, dia 9, a festa rija em honra de São Brás na paróquia de Campanário conta ainda com a participação do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.
Os festejos arrancam já esta segunda-feira, dia 3 de Fevereiro, por ser o dia de São Brás. Ao final da tarde realiza-se o tradicional hastear da bandeira de São Brás no adro da igreja paroquial que tem como orago São Brás, seguida de novena e missa popularmente conhecida pela novena dos ‘barqueiros’ por ser dedicada aos já quase inexistentes pescadores da freguesia.
O grande arraial fica reservado para o fim-de-semana seguinte, dias 8 e 9 de Fevereiro, com nomes de ‘peso’ do panorama musical regional. Além da presença obrigatória das bandas filarmónicas, no sábado à noite estão confirmadas as actuações de Miro Freitas (22h) e Ruben Aguiar (24h).
Antes, ao meio-dia, cumpre-se a tradicional queima de fogo de estalo e das diversas girândolas espalhadas por vários sítios da freguesia, que assinala o arranque oficial do arraial. Segue-se, ao longo da tarde, a habitual visita da banda municipal pela casa dos festeiros. Ao princípio da noite as atenções viram-se para o epicentro da festa, que promete estar ao rubro logo após a novena e missa (20h).
No domingo o ambiente de arraial volta a instalar-se durante a tarde, desta feita com a realização da festa solene (15h) presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, seguida da longa procissão (16h30) de louvor a São Brás que percorre alguns quilómetros nos arredores da igreja.
Ao final da tarde a animação volta a marcar o ritmo junto da igreja paroquial, de novo com um forte cartaz, que começa com o grupo ‘Bons Amigos’ (18h15), prossegue com os Mariachis (19h30) e encerra com os Galáxia (21h).