Perspectiva-se ‘festa rija’ à volta da igreja de Campanário no segundo fim-de-semana de Fevereiro, dias 8 e 9, com a realização do arraial de São Brás, o santo padroeiro.
A animação promete ser um dos grandes atractivos desta que é das primeiras festas religiosas do calendário anual, com destaque para os concertos dos artistas Miro Freitas, Sidónio Silva, e João Quintino, assim como para a actuação do conjunto musical ‘Amigos da Música’.
Embora o dia de São Brás seja a 3 de Fevereiro, que este ano calha numa segunda-feira, o arraial, conforme é tradição, ocorre no fim-de-semana posterior. Assim, o arraial de São Brás deste ano na paróquia do Campanário tem lugar nos dias 3, 8 e 9 de Fevereiro.
No dia 3, com o Hastear das Bandeiras ao princípio da noite (19:00) seguida de Novena e Missa dos Barqueiros (19:30).
Contudo a grande festa faz-se no fim-de-semana seguinte, dias 8 e 9, com muita música, sobretudo no período da noite.
O retomar da festa acontece ao final da manhã de sábado, dia 8, com a habitual concentração (11:30) dos festeiros no Miradouro de Cima da Rocha – nas imediações do Centro Cívico – acompanhados da Banda Municipal da Ribeira Brava. Ao meio-dia as atenções viram-se para o fogo de estalo lançado de diversos pontos da freguesia, com destaque para a queima de diversas girândolas.
Ao início da noite cumpre-se a habitual Novena e Missa de São Brás e após esta, instala-se o arraial no adro e arredores da igreja de São Brás, com animação até as primeiras horas da madrugada. Um dos momentos altos será o concerto do cantor Miro Freitas (22:30) que antecede a queima de fogo-de-artifício, prevista ocorrer à meia-noite. Depois regressa a animação ao palco principal da festa, desta feita com a actuação de Sidónio Silva.
No domingo o ambiente mais festivo regressa a meio da tarde, com a realização da Missa solene, seguida de procissão em Honra de São Brás. Ao entardecer, após as cerimónias religiosas, a animação volta a ser a grande atracção, com as actuações do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Campanário (18:00), seguida do conjunto musical ‘Amigos da Música’ (19:00). Ao final da noite, para fecho da festa, subirá ao palco João Quintino e a sua banda (22:30).