• Monte
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Protocolo oferece vantagens na mobilidade
3 Maio, 2023
São Gonçalo aprova por maioria Conta de Gerência
5 Maio, 2023

‘Monte do Imperador’ com 200 participantes

3 Maio, 2023 às 6:12

A VI edição do Monte do Imperador será “repleta de actividades e de muitas surpresas” com intuito de “captar a atenção e reter o mais tempo possível os nossos moradores e visitantes ao longo do dia, aproveitando a oferta cultural que temos preparada”.

O cortejo etnográfico, que percorrerá as principais ruas da localidade, torna-se o ponto mais alto da iniciativa organizada pela Junta de Freguesia.

O desfile está marcado para o próximo domingo, pelas 17 horas, e terá “duas centenas de participantes”, adianta a presidente.

Uma ocasião sempre aguardada com enorme expectativa, fruto da qualidade dos trajes que de ano para ano são sempre melhorados e que recriam um acontecimento histórico em homenagem ao imperador Carlos de Áustria, rei da Hungria que chegou à freguesia no dia 22 de Fevereiro (exilado) de 1922, explica a presidente da Junta.

Idalina Silva dá conta do leque de acções que começam às 11 horas com apresentação de quadros vivos à época de 1920 e a primeira representação de outro símbolo da freguesia: “o comboio do Monte”.

Ao longo do dia haverá sempre animação local com música alusiva à efeméride: “Teremos violinos, harpas e grupo de danças circulares e tradicionais da Madeira”.

“Estamos em crer que será um bom programa, que coincide com o Dia da Mãe, logo mais um motivo para uma visita à nossa freguesia, e experienciar as diferentes actuações”, afirmou em jeito de publicidade considerando que a panóplia de recriações vai ao encontro das instituições e do tecido comercial.

“A verdade é que trabalhamos para salvaguardar o nosso património imaterial, as nossas tradições e costumes, mas se pudermos associar este cartaz à promoção turística com todas as mais-valias que isso traz para o comércio, tanto melhor. Julgo que a cada ano é um objectivo que francamente fica cumprido, e estamos certos que a próxima edição irá ser linda e maravilhosa”, observou a sete dias da iniciativa animar a freguesia do Monte.

Share
Victor Hugo
Victor Hugo

Publicações relacionadas

22 Maio, 2025

HBG promove várias manifestações artísticas esta sexta-feira


Ler mais

Foto Arquivo/Aspress

22 Maio, 2025

Truta e Sidra em festa até domingo


Ler mais
20 Maio, 2025

Erasmus trouxe 10 elementos das Canárias à Escola Brazão de Castro


Ler mais

Eventos

Últimas

  • HBG promove várias manifestações artísticas esta sexta-feira
  • Truta e Sidra em festa até domingo
  • Junta da Ribeira Brava organiza ‘Feira de Stocks’
  • Lombo do Guiné em Mobilidade pelo Projecto Erasmus “NO TIME”
  • Erasmus trouxe 10 elementos das Canárias à Escola Brazão de Castro
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.