Nas últimas semanas, um grupo de moradores da Primeira Lombada, na Ponta Delgada, resolveu deitar ‘mãos à obra’ e fazer a limpeza de alguns trilhos da localidade que permitem o acesso a três cascatas, a da Chamusca, a de São Nicolau e do Rabo do Burro.
Graças aos trabalhos realizados, que incluiu limpeza de vegetação infestante, colocação de algumas protecções e alguma sinalética, estes locais estão agora mais acessíveis a todos aqueles que os queiram descobrir.
O grande objectivo, revelou Dino Costa ao ‘Diário das Freguesias’, passou por “dar a conhecer algumas das belezas naturais que existem nas serras da freguesia”, ao mesmo tempo que visa dinamizar e levar mais pessoas a esta localidade da ‘Corte do Norte’, numa altura em que os madeirenses estão mais empenhados em descobrir a sua Ilha.
Conforme adiantou este que foi um dos mentores da iniciativa popular, os trabalhos foram realizados a expensas próprias e com equipamentos pessoais.
As limpezas feitas ao longo deste mês de Julho não são propriamente uma novidade. Várias destas pessoas participam e dinamizam, habitualmente, iniciativas destes género, sobretudo direccionadas para a população das Lombadas.
A maioria está ligada ao grupo informal de caminhadas ‘Bordão de Conto’. Merecedor de nota positiva é, também, o incentivo de Avelino de Canha Góis, proprietário do Mini Mercado – Bar ‘Vereda’, o único que por ali existe. Este estabelecimento é, de resto, o ponto de partida para as caminhadas que levam os curiosos às aguagens da Chamusca e de São Nicolau, nas proximidades do bar e acessíveis à maioria das pessoas. Mais à frente, perto do parque de merendas, fica o acesso à aguagem do Rabo do Burro.
O resultado da divulgação destes recantos tem estado à vista, com Dino Costa a dar conta de que, sobretudo aos fins-de-semana, “são cada vez mais os madeirenses que vêm à procura das cascatas”, diz, com satisfação.
Refira-se que, recentemente, este grupo procedeu à limpeza das veredas de acesso ao Topo da Queimada e ao Poço das Pulgas.