Natural e residente na Freguesia da Serra de Água, Maria Rita Rosa, completou este sábado a invejável idade de 106 anos. Devido à pandemia da Covid-19, ao contrário da habitual grande festa que juntava dezenas de familiares e amigos, a celebração deste aniversário fez-se em casa e circunscrita à família mais próxima, a exemplo do que já havia acontecido há um ano.
Nascida a 22 de Maio de 1915, Maria Rita, que sempre viveu na freguesia interior do concelho da Ribeira Brava e dedicou toda a vida às lides da agricultura e domésticas, casou com 20 anos. Esteve casada meio século, até ficar viúva em meados da década de 80 do século passado. Mãe de quatro filhos – três do sexto feminino e um masculino – este último, o único que emigrou, acabaria por falecer na Venezuela. Com 6 netos, 7 bisnetos e 2 trinetos, esta resistente mãe, avó, bisavó e trisavó, recebe neste aniversário a visita especial do neto Luís Andrade, emigrante em Inglaterra.
Luís não desperdiçou a oportunidade surgida na última semana, com a reabertura das ligações aéreas não essenciais entre o Reino Unido e a Madeira (Portugal), e deslocou-se propositadamente à Região, por uma semana, para estar presente em mais um dia histórico para a família e em especial para a avó Maria Rita. Que apesar de acamada, devido sobretudo a dificuldades respiratórias que ultimamente vem revelando, a resistente anciã mantém a lucidez.
Esta é de resto a segunda pandemia que Maria Rita enfrenta nos já longos 106 anos de vida. Era ainda criança quando eclodiu a gripe espanhola, que se estima, tenha infectado à volta de 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época. Estimativas apontam que esta mortal pandemia tenha causado entre 17 milhões e 50 milhões de mortos, possivelmente até 100 milhões, tornando-se uma das epidemias mais mortais da história da humanidade.
Um século depois enfrenta, sem ter sido vacinada, a pandemia da Covid-19. “Este Covid para ela não é nada”, assegura o neto, convicto na resistência da avó e confiante numa ainda maior longevidade de a patriarca.
Impossibilitada de ir à missa para evitar riscos decorrentes da ‘nova’ pandemia, a festa de anos de Maria Rita fez-se em casa, apenas com os familiares mais chegados, mas com tudo a que tem direito um aniversariante com tamanho registo histórico.