A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, pretende assinalar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, a decorrer no dia 30 de Janeiro, associando-se ao projecto Living Peace International, que já assinalou 10 anos de existência, e assume-se como escola construtora de Paz. Com efeito, na próxima-segunda-feira, dia 30, entre as 10h30 e as 11h30, serão dinamizadas várias iniciativas dirigidas a toda a comunidade, incluindo uma Marcha da Paz.
Iniciativa que inclui também a construção de um Mural da Paz na entrada da escola, com o tema ‘Eu sou caminho de Paz’, onde todos os participantes colocam o recorte do ‘seu pé’, com uma mensagem de paz, como compromisso nesta caminhada.
Compromisso reforçado com a Marcha da Paz, pelas 10h30, onde, simbolicamente, a organização pede que estejam presentes as várias entidades (políticas, de segurança, de saúde, etc), participando com algo ou alguma peça de roupa branca (flor, T-shirt, camisola, casaco, boné ou outro acessório), de modo a que todos sejam portadores de uma mensagem de Paz.
O programa consiste numa sequência de três momentos: o Mural da Paz (compromisso pessoal), a Marcha da Paz, que na Ribeira Brava será uma caminhada pela Vila desde a escola a percorrer o centro da vila, e no edifício escolar de Campanário, entre a escola e o início da Estrada da Lapa, em ambos os casos com Time Out (1 minuto de reflexão/intenção pela Paz).
No edifício do Campanário, haverá ainda a participação das escolas do 1.º ciclo e a construção do símbolo da Paz no campo polidesportivo (a ser filmado por drone), assim como o hastear da bandeira Eco-escolas, sob o lema Fraternidade e Sustentabilidade.
A organização convida toda a comunidade escolar a reflectir e comprometer-se com a construção de um mundo melhor e mais unido, educando para o respeito, a tolerância, a solidariedade e a harmonia e para a defesa dos Direitos Humanos, a não-violência e a paz.