Várias têm sido as intervenções levadas da cabo pela Câmara Municipal de Santana, só este ano, na estrada municipal da Fajã da Murta, na freguesia do Faial.
Desta feita, a autarquia procedeu à construção de um muro de protecção, junto a uma das curvas do referido arruamento, com o objectivo de garantir maior segurança rodoviária, mas, ao mesmo tempo, assegurar o escoamento das águas pluviais e a passagem da água de rega, mesmo em situações de derrocada. Os deslizamentos de terra e de rocha são, de resto, bastante frequentes neste local. Márcio Dinarte Fernandes revelou à nossa reportagem que os funcionários da autarquia já ali foram três vezes, este ano, com maquinaria para limpar e desobstruir a estrada.
“Os agricultores queixavam-se da dificuldade que era estarem sempre a desobstruir, também, a levada. Assim colocamos um tubo de passagem de água para, mesmo que ocorra alguma derrocada, está assegurada a rega, mas também o escoamento das águas pluviais, que pode seguir o seu percurso até à valeta da estrada, sem pôr em perigo os socalcos ali existentes”, salientou o presidente da Câmara.
O autarca salientou que esta zona da freguesia do Faial “tem sido bastante martirizada pelas chuvas”, sendo o arruamento em causa “uma estrada que acumula imensa água. Pensamos que com esta intervenção melhoramos as condições ali existentes”.
Uma intervenção semelhante à agora concluída foi realizada, também, nos Moinhos, na mesma freguesia. Neste caso foi cimentado o fundo de um córrego que, trazendo água da Penha de Águia, atravessa a Via Expresso e desagua na Ribeira do Faial, e cujas paredes ameaçavam cair.
De acordo com Márcio Dinarte Fernandes, esta “são intervenções levadas a cabo por uma excelente equipa de funcionários da Câmara, a mesma que em 2015 construíram o viaduto no córrego da Tranquada, na freguesia da Ilha”, conclui.