Amanhã e depois a freguesia da Ilha, em Santana, recebe mais uma edição da ‘Exposição Regional do Limão’, certame que este ano assinala a sua 18.ª edição.
Com organização da Casa do Povo local, o evento tem por principal objectivo homenagear os agricultores e promover um produto agrícola, de reconhecida importância na economia familiar da freguesia. Além disso, a ‘Festa do Limão’ tem apostado na promoção das particularidades culturais, sociais e económicas da população desta localidade do concelho de Santana.
Com um programa ecléctico, a edição deste ano volta a contemplar um conjunto de diversas actividades culturais e recreativas, não faltando nomes bem conhecidos do panorama musical regional e nacional.
Como cabeça de cartaz teremos Quina Barreiros, uma cantora popular com trabalhos como ‘O meu marido põe-me o negócio na mão’, ‘Ele só pega de empurrão’ ou ainda temas como ‘Eu pintei-lhos’ ou ‘A dança do Kurrijo’. A artista subirá ao palco no domingo, pelas 16 horas.
Antes disso, amanhã, será Rúben Aguiar a animar a noite, depois do concurso de dança que contará com 7 grupos de várias localidades da Região. Merece, também, destaque, desta feita, no domingo, a ‘Festa do Despique’, com o cantar repentista a tomar conta do palco pelas 14h30. O dia terminará com Roni de Melo, que encerrará o evento, pelas 18 horas.
Elsa Marques, presidente da Casa do Povo, destaca o número recorde de expositores inscritos, na ordem dos 700, de diferentes pontos da Ilha. A responsável pela organização desta ‘Festa do Limão’ espera uma grande afluência, tendo já a confirmação de várias excursões. Quem também vai marcar presença no evento é Miguel Albuquerque, que fará a entrega dos prémios aos agricultores/expositores pelas 14 horas de domingo.