A partir de hoje o centro comercial Caniço Shopping ‘veste-se’ a rigor para receber o Natal. E como vem sendo hábito, esta superfície comercial volta a associar-se ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), para que toda a decoração do espaço seja feita a partir de materiais reciclados.
Juntam-se nesta iniciativa diferentes estabelecimentos de ensino, com alunos do pré-escolar, do 1.º e 2.º ciclos, bem como alguns centros comunitários, centros de dia e centros de actividades ocupacionais (CAO´s) de toda a Região.
De acordo com Joaquim Silva, este ano contam-se 39 instituições, num total de 2.702 participantes, número que, de resto, têm vindo sempre a crescer. Para o director do centro comercial, este é um contributo para “incentivar e sensibilizar os mais jovens para reutilização de materiais que diariamente deitam ou vêem deitar para o lixo, em prol da biodiversidade e do meio envolvente”. Ao mesmo tempo, esta é uma forma de contribuírem para o orçamento das instituições participantes, já que cada uma recebe um cheque-prenda no valor de 100 euros, com o qual podem adquirir material escolar.
Toda a iniciativa assume a forme de um passatempo – “Vamos decorar o Caniço Shopping… conservando a Natureza” – que, este ano, teve como tema genérico o Natal, cabendo a cada instituição dar azo à imaginação e à criatividade, produzindo os diferentes trabalhos que serão colocados em áreas do centro previamente definidas.
Os trabalhos integram, desta forma, a decoração natalícia do centro comercial, assumindo-se como uma exposição colectiva que pode ser apreciada pelo público entre os dias 24 de Novembro e 13 de Janeiro.
De notar que as decorações natalícias desta superfície comercial serão inauguradas oficialmente no próximo dia 27, contando, para o efeito, com a presença de Susana Prada, Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, bem como os representantes de todas as instituições participantes.