• Curral das Freiras
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Imaculado celebra dois anos de serviço de CTT
16 Março, 2024
Foi no Curral que Leonel Silva teve a maior lição política
17 Março, 2024

“Ninguém paga as suas contas a respirar ar fresco”

17 Março, 2024 às 10:18
O presidente da Junta de Freguesia do Curral das Freiras aproveitou o 234 aniversário da freguesia para abordar vários temas quentes que aquecem a localidade serrana. Manuel Salustino não deixou escapar para falar do despovoamento, do projecto de construção do teleférico, do cumprimento de promessas políticas à população e até da saída de duas enfermeiras e duas médicas do centro de saúde da localidade. Numa terra que muitos vivem da agricultura, falou da renovação das culturas da castanha e da ginja.
Na primeira abordagem, o autarca social-democrata, apoiantes de Manuel António Correia, disse que “ninguém paga as suas contas a respirar ar fresco e todos precisamos de dinheiro”. Estava dada a introdução para o projecto do teleférico que muita tinta faz correr. Ora para o Salustino não há ter medo inovação e muito menos ter medo de desafios.
“Não temos de ter medo daqueles que querem investir 47 milhões de euros privados nesta freguesia, que não tem custos para o erário público, porque se fossem dinheiros públicos até eu era o primeiro a questionar”, porque, em primeiro lugar, na sua opinião está a criação de mais habitação ou a construção de outra ligação viária. Isso sim, está no topo da sua lista. Mas como é investimento privado o risco não é do contribuinte.
Salustino diz ser “aceitável as diferentes posições”, no entanto “o que não é aceitável é que se venda uma ideia má sobre o mesmo que não corresponde a verdade”, disse, para mais à frente afirmar ser igualmente verdade que a população pouco saiba sobre este investimento daí que criticasse o modo de comunicação que foi utilizado.
Para si, daquilo que sabe, trata-se de uma “mais-valia” para o “desenvolvimento rural” e para o benefício local, ainda que discorde das taxas previstas no contrato de concessão, sugerindo que a receita deva ser investida para “conservação da paisagem, melhoramento dos nossos percursos turísticos e em medidas de reforço ambiental”.
Com a presença da secretária regional da Agricultura e do Ambiente, do presidente da Câmara Municipal e do coordenador da Anafre, o autarca agradeceu os apoios e fez um balanço à actividade desenvolvida pela Junta mas espera que sejam concretizado promessas antigas como Centro etnográfico ou a Unidade Local de Protecção Civil ou ainda a construção do acesso ao sitio do Pau formoso e o alargamento do caminho dos Trás-dos-Picos.
Reconheceu que o Governo Regional tem vindo a fazer nos últimos anos diversos investimentos de milhões de euros na sua freguesia, designadamente numa rede de água potável e de saneamento básico, o problema estará na gestão da empresa que “não tem capacidade de dar resposta pormenorizada a cada sector da nossa freguesia”.
Com a não aprovação do Orçamento Regional que leva ao impasse governativo – que “não é culpa do Curral das Freiras” -, observou,  para trás ficam “sonhos interrompidos” como é uma nova ligação que permita ter outra alternativa em caso de isolamento, disse.
Share
Victor Hugo
Victor Hugo

Publicações relacionadas

2 Junho, 2025

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja


Ler mais

Foto: JFCF

31 Maio, 2025

Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos


Ler mais
29 Maio, 2025

Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Junta de Freguesia de São Pedro realiza viagem e promove convívio entre moradores
  • Junta do Imaculado assinalou Dia da Criança nas escolas locais
  • Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja
  • Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos
  • Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.