• Câmara de Lobos
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
PSD propõe redução no preço da água para população e empresas do Porto Moniz
29 Janeiro, 2019
Paul do Mar terá centro de artesanato
30 Janeiro, 2019

Nova estrada no Pico da Torre

29 Janeiro, 2019 às 10:01

Já se encontra em construção uma nova estrada no sítio do Pico da Torre, em Câmara de Lobos. Trata-se de um ramal com 130 metros de extensão orçado em 375 mil euros.
Este novo investimento da Câmara Municipal de Câmara de Lobos visa resolver uma antiga necessidade de acessibilidade viária a um importante aglomerado residencial da freguesia de Câmara de Lobos.
A empreitada em causa consiste na construção de um novo ramal rodoviário urbano, com uma extensão total na ordem dos 130 metros, tendo o seu início junto à Rua Padre António José de Freitas, contígua à EB1/PE de Câmara de Lobos, e conclusão na intersecção com a vereda do Caminho do Pico da Torre, terminando numa raquete de estacionamento e inversão de marcha.
A empreitada, que mereceu visto positivo do Tribunal de Contas no final do ano transacto, está orçada em 375 mil euros e será integramente suportada pelo Orçamento Municipal.
A construção deste novo arruamento vem corresponder a uma antiga aspiração e reivindicação dos moradores locais. A zona onde será implantado o novo troço viário localiza-se nos limites do perímetro urbano da cidade de Câmara de Lobos e apresenta uma grande densidade populacional e elevada concentração habitacional.
Actualmente, as acessibilidades no local são apenas pedonais, pelo que o novo arruamento melhorará significativamente as condições de mobilidade para a população residente na zona beneficiada.
Dadas as características orográficas do local, o traçado da nova estrada foi definido tendo em conta critérios económicos e conforto de circulação, de modo a melhor enquadrar-se na envolvente. O perfil longitudinal seguirá assim em linhas gerais a orografia natural do terreno, evitando significativos movimentos de terras e minimizando o impacto visual, devido à necessidade de criação de taludes e muros de suporte. O eixo da via foi adaptado nas extremidades por forma de garantirem uma continuidade de inclinações nas ligações com a envolvente, tanto junto na Rua Padre António José de Freitas, como no final, na vereda do Caminho do Pico da Torre.
A nova via será dotada de passeio pedonal em toda a extensão, estando previsto ainda a criação de cerca de 20 lugares de estacionamento público, instalação de ecoponto e de todas as infra-estruturas de saneamento e iluminação pública.

43% do Orçamento para investimento
Em visita recente efectuada ao local, e no contacto estabelecido com a população, o presidente da Câmara, Pedro Coelho, mostrou-se agradado pelo início dos trabalhos logo na primeira semana de Ano Novo.
Para o autarca do PSD, a execução desta obra corresponde a uma justa reivindicação da população local.
Razão pela qual o seu executivo municipal definiu esta concretização como uma prioridade governativa, que agora se concretiza.
Pedro Coelho aproveitou para lembrar que o Orçamento Municipal (OM2019), que atinge quase os 21 milhões de euros (20.989.645 euros), reserva cerca de 43% desse valor, ou seja 9 milhões de euros, directamente para investimento.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

2 Junho, 2025

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja


Ler mais

Foto: JFCF

31 Maio, 2025

Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos


Ler mais
29 Maio, 2025

Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Junta de Freguesia de São Pedro realiza viagem e promove convívio entre moradores
  • Junta do Imaculado assinalou Dia da Criança nas escolas locais
  • Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja
  • Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos
  • Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.