Já se encontra em construção uma nova estrada no sítio do Pico da Torre, em Câmara de Lobos. Trata-se de um ramal com 130 metros de extensão orçado em 375 mil euros.
Este novo investimento da Câmara Municipal de Câmara de Lobos visa resolver uma antiga necessidade de acessibilidade viária a um importante aglomerado residencial da freguesia de Câmara de Lobos.
A empreitada em causa consiste na construção de um novo ramal rodoviário urbano, com uma extensão total na ordem dos 130 metros, tendo o seu início junto à Rua Padre António José de Freitas, contígua à EB1/PE de Câmara de Lobos, e conclusão na intersecção com a vereda do Caminho do Pico da Torre, terminando numa raquete de estacionamento e inversão de marcha.
A empreitada, que mereceu visto positivo do Tribunal de Contas no final do ano transacto, está orçada em 375 mil euros e será integramente suportada pelo Orçamento Municipal.
A construção deste novo arruamento vem corresponder a uma antiga aspiração e reivindicação dos moradores locais. A zona onde será implantado o novo troço viário localiza-se nos limites do perímetro urbano da cidade de Câmara de Lobos e apresenta uma grande densidade populacional e elevada concentração habitacional.
Actualmente, as acessibilidades no local são apenas pedonais, pelo que o novo arruamento melhorará significativamente as condições de mobilidade para a população residente na zona beneficiada.
Dadas as características orográficas do local, o traçado da nova estrada foi definido tendo em conta critérios económicos e conforto de circulação, de modo a melhor enquadrar-se na envolvente. O perfil longitudinal seguirá assim em linhas gerais a orografia natural do terreno, evitando significativos movimentos de terras e minimizando o impacto visual, devido à necessidade de criação de taludes e muros de suporte. O eixo da via foi adaptado nas extremidades por forma de garantirem uma continuidade de inclinações nas ligações com a envolvente, tanto junto na Rua Padre António José de Freitas, como no final, na vereda do Caminho do Pico da Torre.
A nova via será dotada de passeio pedonal em toda a extensão, estando previsto ainda a criação de cerca de 20 lugares de estacionamento público, instalação de ecoponto e de todas as infra-estruturas de saneamento e iluminação pública.
43% do Orçamento para investimento
Em visita recente efectuada ao local, e no contacto estabelecido com a população, o presidente da Câmara, Pedro Coelho, mostrou-se agradado pelo início dos trabalhos logo na primeira semana de Ano Novo.
Para o autarca do PSD, a execução desta obra corresponde a uma justa reivindicação da população local.
Razão pela qual o seu executivo municipal definiu esta concretização como uma prioridade governativa, que agora se concretiza.
Pedro Coelho aproveitou para lembrar que o Orçamento Municipal (OM2019), que atinge quase os 21 milhões de euros (20.989.645 euros), reserva cerca de 43% desse valor, ou seja 9 milhões de euros, directamente para investimento.