O Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova desloca-se de 18 a 24 do corrente mês a Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, Ribatejo, onde irá participar no XI Festival do Peixe do Rio, na freguesia de Tancos, já neste sábado, dia 19.
Além deste espectáculo, estão previstas mais duas exibições, mais concretamente no dia 18 nas “Noites de Verão” no Entroncamento e no dia 21 em Vila Nova da Barquinha.
Esta deslocação faz parte do projecto da associação de conhecer Portugal continental, do norte ao sul do país e de dar a conhecer a cultura tradicional madeirense por onde vão passando.
O Grupo está a comemorar 60.º aniversário da sua fundação com um abrangente programa de atividades, destacando-se a Exposição Etnográfica de alfaias agrícolas, transportes rurais e utensílios domésticos, do acervo do Núcleo Museológico de “Arte Popular” (a última exposição deste género foi feita em 1980), a ser inaugurada no mês de Agosto.
Também a homenagem a Luís da Paixão Fernandes, cofundador da instituição, pelos 110 anos do seu nascimento e, ainda, a XX Semana Europeia de Folclore, que decorrerá de 24 a 27 no Auditório do Jardim Municipal e no dia 28 no Anfiteatro Elisa da Costa e Silva de Afonseca, no Centro Cívico de Santa Maria Maior, evento inserido no programa da Festa do Vinho Madeira. Este evento contará com quatro grupos estrangeiros, três de Portugal continental e dois da Região Autónoma da Madeira, num total de nove ranchos.
É de realçar, por fim, a edição do livro: Eugénia Rego Pereira – poetisa e professora de dança, uma ilustre senhora que conseguiu, com as suas duas veias artísticas, organizar exímios espectáculos no actual Teatro Municipal Baltazar Dias.