De acordo com a informação veiculada pela Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), o problema de falta de água que vinha ocorrendo em alguns sítios da freguesia da Boaventura estará resolvido, com o último episódio a ter sido registado na semana passada, nos sítios da Lombadinha, Achada do Castanheiro e Cabo da Ribeira.
Estas situações que se vinham arrastando desde Dezembro último e que levaram ao descontentamento da população, com algumas queixas a chegarem ao ‘Diário das Freguesias’, ficaram a dever-se ao facto de um particular ter realizado uma intervenção em terreno próprio, tendo, por isso, inconscientemente danificado toda a rede à saída do reservatório do Cabo da Ribeira.
Por força desta situação, a CMSV viu-se obrigada a desviar as tubagens para a via pública, implicando a abertura de aproximadamente 220 metros de vala e a respectiva substituição da rede de fibrocimento por polietileno.
Fernando Góis faz questão de salientar que “a população da Boaventura, neste momento, não tem problemas de água, uma vez que os trabalhos realizados a saída do reservatório se encontram concluídos, o que repôs a normalidade do abastecimento público”.
O Vice-presidente da autarquia aproveitou para refutar as teorias que alguns moradores avançaram, nomeadamente que na origem destas falhas no abastecimento estaria a piscina de uma unidade hoteleira da freguesia. “Não existe qualquer veracidade na relação estabelecida, até porque o enchimento da piscina em causa ocorre em períodos nocturnos, períodos esses, onde se verifica um menor consumo”, sustenta.
De salientar que alguns moradores dos sítios afectados tinham conhecimento das obras em curso, ainda assim, queixavam-se da falta de informação da parte da Câmara, fazendo com que não se preparassem para os períodos em que ocorria o corte no abastecimento.