Já estão no terrenos as obras na vereda das Urzes, que liga o sítio com o mesmo nome ao Carvalhal, na freguesia dos Canhas.
Sob a responsabilidade da Câmara Municipal da Ponta do Sol, este arruamento está a ser algo de uma reparação profunda, razão pela qual a autarquia substituiu a Junta de Freguesia dos Canhas nas suas atribuições.
Célia Pessegueiro, após uma visita ao local, disse ao ‘Diário das Freguesias’ que “os custos desta intervenção que levamos a cabo nesta vereda, à semelhança de outras que temos vindo a concretizar, são demasiado elevados para o orçamento da Junta”, sendo que tem de ser atendido o critério de ser de acesso a residências e não apenas com fins agrícolas. Ainda assim, a autarca não deixa de notar que os executivos anteriores pouco fizeram nesta pequenas acessibilidades locais, “tendo sido esquecidas durante muitos anos”, razão pela qual agora é necessário levar a cabo uma intervenção mais profunda.
De resto, aquela que é a primeira e única mulher a liderar uma câmara na Madeira referiu que a autarquia “está a apostar na recuperação e valorização das veredas do município, com vista a melhorar os acessos às populações”, ao mesmo tempo que não deixa de ver nessa intervenção uma aposta na valorização turística das localidades onde se inserem esses acessos.
No caso da vereda das Urzes, além da cimentação e arranjo dos muros de suporte, foi construída uma nova ponte sobre a linha de água existente, evitando transbordos em dias de mais chuva, sempre numa lógica de acessibilidade. Os degraus foram regularizados, tornando o acesso menos inclinado, bem como os troços de levada arranjados. Os trabalhos deverão estar concluídos dentro de um mês.
De acordo com Célia Pessegueiro, a Câmara “tem planos para intervirem em todas as freguesias, em função das necessidades apresentadas”, embora alerte para o facto de as juntas poderem alertar para casos específicos.