As obras de reparação e beneficiação do Cemitério de Santo Amaro, na Lombada, freguesia da Ponta do Sol, que arrancaram no passado mês de Maio, já estão concluídas. Embora o acesso ao local não tenha sido colocado em causa, é retomada, agora, a sua normalidade.
Tendo durado pouco mais de três meses, a empreitada assentou, sobretudo, na remodelação generalizada do cemitério, com o intuito de melhorar vários aspectos problemáticos que o mesmo apresentava há já algum tempo.
A intervenção passou, assim, primeiramente pela limpeza e corte de árvores. O tanque de rega foi reparado, bem como toda a sua tubagem. Procedeu-se, também, à reparação total da instalação sanitária que ali existia, tendo sido beneficiado com a colocação de cobertura.
No âmbito dos trabalhos levados a cabo, não foi esquecida a pintura exterior e interior, incluindo o portão principal. Houve a renovação da rede de água potável e respectiva tubagem, foi colocado um bebedouro e renovada toda a rede de água de rega, que facilita a manutenção dos espaços ajardinados do cemitério.
Esta remodelação incluiu, ainda, a colocação de bancos e a electrificação do espaço, incluindo a colocação de iluminação pública onde a mesma não existia.
Refira-se que esta obra, além de procurar resolver alguns problemas que se arrastavam no tempo, teve, também, como propósito conferir mais dignidade a este espaço, bem como garantir mais respeito à memória daqueles que já partiram, tornado todo o cemitério num espaço mais agradável às pessoas que visitam os seus entes queridos.
Da responsabilidade da Câmara Municipal da Ponta do Sol, os trabalhos agora concluídos traduzem um investimento autárquico de cerca de 22 mil euros.
Recorde-se que esta obra faz parte de um mais vasto programa de reabilitação e reconstrução dos cemitérios municipais, quatro no total. Neste momento, está também em curso a empreitada de beneficiação do Cemitério de São Caetano, localizado no sítio das Terças. Neste caso, os trabalhos de recuperação rondam os 300 mil euros.