Decorrem a bom ritmo as obras de requalificação do cemitério do Curral das Freiras com vista à melhoria das condições estruturais do pavimento, da capela e dos ossários. O investimento municipal ronda os 160 mil euros e contempla uma série de intervenções.
Depois de uma visita às obras, o executivo municipal de Câmara de Lobos prevê a eliminação de toda a estrutura de campas em cimento e todos os seus elementos decorativos, à excepção dos elementos identificativos de cada defunto, incluindo os equipamentos de velação e de culto do luto (lápides, jarras e suporte para velas), para a construção de um murete com dimensões adequadas à inclusão de uma área ajardinada abrangente a toda a área superior das gavetas/campas do Talhão 4.
A obra contempla também a construção de 30 novos ossários que irão substituir os existentes que se encontram em avançado estado de degradação. Na capela irá proceder-se à substituição completa da cobertura, mantendo o mesmo alinhamento e características dos materiais existentes.
Segundo a Autarquia, o cemitério ficará dotado de “instalações sanitárias e arrumos com adequadas condições de higiene e segurança para os trabalhadores camarários que desenvolvem a sua actividade no local”, refere nota municipal, salientando que será renovada a área de duche, instalado um termoacumulador e renovado o pavimento e revestimento das paredes com materiais laváveis que garantam todas as condições de higiene.
Devido ao estado de degradação dos acabamentos de paredes e muros, a intervenção contempla ainda novos rebocos pintados de cor branca e o contorno dos vãos, beiral, embasamento e escadas confinantes, na cor cinzenta, na linha do que existia anteriormente a esta intervenção.
Segundo Pedro Coelho, a população do Curral passará a contar com “todas as condições para visitarem as campas dos seus entes queridos em segurança, num espaço que dignifica a memória deste povo”.