A Junta de freguesia de Câmara de Lobos retomou esta semana as obras de requalificação do pavimento da Travessa da Pedreira, no Sítio da Palmeira, numa intervenção que inclui ainda a renovação da rede de água potável e a instalação da rede de saneamento básico.
O presidente e o secretário da Junta de Freguesia, Celso Bettencourt e Filipe Freitas respectivamente, efectuaram uma visita às obras no acesso pedonal, com cerca de 200 metros com várias escadarias e pequenas rampas, que liga o Caminho Velho da Palmeira à Rua Padre Pita Ferreira.
Celso Bettencourt explica que as obras tiveram início em Dezembro passado, mas “pouco depois paramos porque apercebemo-nos que a rede de água potável era muito antiga e existiam derrames ao longo da mesma. Não fazia sentido investirmos num novo pavimento na vereda e depois a ARM vir substituir a rede de água potável, além de que os moradores manifestaram a importância de dotar a vereda com uma rede de saneamento básico”.
Assim, em estreita articulação com a empresa gestora das Águas e Resíduos da Madeira “retomamos agora as obras com todas estas situações devidamente acertadas e fazendo aquilo que podemos dizer «três em um»: requalificar todo o pavimento com regularização das águas pluviais que antes corriam pela vereda, instalar uma nova rede de água potável reduzindo as perdas e aumentando a qualidade do serviço e colocar uma rede de saneamento básico resolvendo um problema de insalubridade para mais numa zona urbana da freguesia”.
O presidente da Junta destaca “a boa articulação e entendimento” com a ARM na execução destas pequenas obras de proximidade que para o efeito cedeu todo o material para a instalação das redes de água potável e saneamento básico que vêm beneficiar as habitações na Travessa da Pedreira.
Uma obra que se desenrola numa vereda que apresenta diversos afloramentos rochosos, que vai exigir redobrados esforços da equipa da Junta de Freguesia e que conta uma vez mais com apoio do Município de Câmara de Lobos, no âmbito do protocolo assinado entre os dois órgãos de poder local.