A Assembleia de Freguesia da Ribeira Brava aprovou, por maioria, ontem, todos os pontos da ordem de trabalhos, incluindo o Orçamento e os restantes instrumentos de gestão da Junta de Freguesia para o próximo ano. Segundo nota à imprensa emitida pelo RB1, a aprovação contou com os votos favoráveis do Movimento Independente Ribeira Brava em Primeiro (RB1) e do Chega, “tendo o processo de discussão permitido o acolhimento de sugestões apresentadas pela oposição, com a integração de algumas das suas propostas nos documentos finais, em respeito pelo direito de oposição consagrado na lei”.
O presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Brava, João Correia, destacou que o resultado alcançado reflecte “um trabalho de diálogo e abertura institucional, sempre com o objectivo de salvaguardar o interesse público e responder às necessidades da população”.
O Movimento Independente Ribeira Brava em Primeiro sublinha que a aprovação dos documentos, com contributos de diferentes forças políticas, demonstra a importância da participação democrática e da cooperação institucional, reforçando princípios de transparência, responsabilidade e proximidade na gestão autárquica.
Já numa nota da autarquia, refere-se que, este orçamento, prevê “uma receita de cerca de 340 mil euros para o ano de 2026, para além dos encargos com os recursos humanos, com um investimento de cerca de 95 mil euros nesta área, é destinada às pequenas obras de proximidade (cerca de 115 mil euros), apoios sociais e para escolas cerca de 50 mil euros, sendo o restante distribuído pela preservação das tradições locais e despesas correntes”.
Também a tabela de taxa e licenças para 2026 foi aprovada com os mesmos votos a favor e contra que o orçamento. João Pedro Correia salienta que, “apesar do orçamento ter aumentado nos últimos anos, continua a ser escasso para uma freguesia com a dimensão da Ribeira Brava, sendo imperativo equilibrar da melhor maneira possível todos os investimentos com consciência e responsabilidade. Acredito que este orçamento reflecte os valores do Movimento da Ribeira Brava e a vontade de melhorar as condições de vida dos nossos fregueses”