O orçamento, aprovado esta segunda-feira pela Assembleia de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, dá resposta a novos desafios para 2024, como é o caso da aquisição de uma carrinha e do aumento significativo dos arruamentos cuja limpeza passa a depender da freguesia.
O referido orçamento, elaborado e proposto pelo executivo da Junta de Freguesia, cujo valor global é de 345.602,15 euros, foi aprovado, sem qualquer voto contra, na quarta sessão ordinária do órgão deliberativo da freguesia, que decorreu ontem no edifício da Junta.
Foi igualmente aprovado, sem qualquer voto contra, a proposta de contrato interadministrativo negociada entre a Junta e a Câmara Municipal do Funchal, do qual resulta um aumento da receita e de competências para a freguesia.
Em ambos os pontos da ordem de trabalhos, os membros da coligação ‘Funchal Sempre à Frente’ votaram favoravelmente, enquanto a oposição, representada pelo PS e pelo BE, absteve-se.
Na apresentação do orçamento, o presidente da Junta, Pedro Araújo, realçou o facto do “orçamento da Junta depender cada vez mais das receitas provenientes da Câmara Municipal do Funchal do que do que do próprio Estado”.
Relativamente à despesa, o presidente da Junta, Pedro Araújo, destacou que “este orçamento apresenta como novidades uma verba para a carrinha social, o reforço da equipa de higiene urbana e uma aposta reforçada na preservação e valorização das áreas verdes”.
Araújo disse ainda que o orçamento está preparado para “alterações a apresentar ao regulamento do apoio aos universitários, bem como para o projeto Oficina Solidária, destinado a agilizar pequenas intervenções nas habitações, cujo projecto de regulamento está a ser ultimado”.
Além destas novidades, a Junta preconiza “manter a elevada dinâmica sociocultural, o investimento na melhoria das acessibilidades, para além do apoio às instituições que contribuem em prol da freguesia e dos moradores”, afirmou.
Nesta sessão ordinária da Assembleia de Freguesia, foi também apreciada a informação escrita do presidente da Junta sobre a actividade realizada entre 16 de Setembro e 30 de Novembro, marcada pela sua intensidade.
No final da sessão, os presidentes da Assembleia e da Junta convidaram todos os membros presentes para um beberete de Natal, durante o qual foram trocados votos de umas quadras felizes e de um próspero Ano Novo.