O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria enalteceu, ontem, as iniciativas de cariz intergeracional, as ações em parceria e a importância dos jovens no futuro da sociedade.
As declarações foram proferidas na apresentação do projeto “Adota um Avô”, ocorrida na manhã desta quarta-feira, na Escola da Apel, num projeto que une aquele estabelecimento de ensino e a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
“A evolução demográfica, mormente o envelhecimento da sociedade, é um desafio para todos nós, obriga-nos a criar respostas e soluções adequadas mas representam também novas oportunidades, por exemplo, ao nível das saídas profissionais”, afirmou o presidente da freguesia.
Elogiando a parceria que resultou no projeto “Adota um Avô”, Pedro Araújo afirma que “o trabalho em equipa, a ação conjunta que envolve entidades públicas e privadas faz cada vez mais sentido”, relembrando a propósito a Comissão Social de Freguesia que será implementada no Imaculado.
O líder do Imaculado, que sublinhou a importância dos jovens no futuro da sociedade, aproveitou o ensejo para relembrar a Assembleia de Freguesia Jovem, outro projeto da Junta, que contará com o apoio da Apel, para “envolver os mais jovens na valorização da freguesia”.
Finalmente, Pedro Araújo confidenciou que a Junta está também a preparar um projeto intergeracional sustentado nas políticas públicas regionais de incentivo ao voluntariado juvenil, que até no nome é similar ao projeto “Adota um Avô”, e que se denomina “Netos do Coração”!