Em dia de aniversário da freguesia, Pedro Fino foi à Tabua dar conta dos investimentos que o Governo Regional tem vindo a concretizar naquela localidade do concelho da Ribeira Brava.
O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, na sua intervenção, fez questão de salientar que o “Governo Regional tem estado sempre, ao longo dos anos, ao lado da população da Ribeira Brava, e da Tabua em particular”. No entender do governante, o Executivo de que faz parte vem “acompanhando de perto o seu crescimento e contribuindo para o desenvolvimento desta freguesia e do concelho, a todos os níveis”.
No conjunto alargado de obras e projectos referidos, o secretário, que representou Miguel Albuquerque nesta celebração, referiu a construção e manutenção da rede viária e acessibilidades, a atenção dada dos recursos hídricos, bem como à implementação de medidas e apoios sociais, sem esquecer os apoios aos agricultores, aos empresários e à população.
Nesse conjunto, Pedro Fino lembrou o impacto da intempérie de 20 de Fevereiro de 2010, que resultou na canalização e regularização da Ribeira da Tabua, e na reconstrução de um pontão rodoviário, bem como a construção e pavimentação de um novo arruamento, com cerca de 200 metros de extensão, na margem direita da ribeira, com o objectivo de permitir o acesso à ribeira para operações de limpeza e desassoreamento da mesma.
No que diz respeito às acessibilidades, o governante realçou a empreitada que se encontra em execução e que visa a requalificação da Estrada Regional 222, que passa na Tabua, no âmbito do Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável, numa extensão de 3,2 km.
Mas Pedro Fino não se limitou às medidas que beneficiam apenas a freguesia da Tabua, focando as várias medidas do Governo Regional, em diferentes âmbitos, que são extensivas a toda a Região, ou, em alguns casos, apenas a algumas localidades distantes daquela, como foi o caso da renovação da frota da Horários do Funchal ou da gratuitidade dos passes sociais para jovens estudantes e para os maiores de 65 anos.
“Em termos de apoios nas áreas agrícola e da pecuária, sectores muito importantes para esta freguesia, por parte da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural foram concedidos 20 mil euros de apoio para a Associação de Criadores de Gado das Serras da Ponta de Sol e Tabua, para além do contínuo apoio técnico de proximidade ao setor primário”, destacou o secretário regional, que não esqueceu os 1,4 milhões de euros de investimento por via do PRODERAM ou os 10 km de caminhos florestais que foram beneficiados pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.
As águas e os esgotos foram, igualmente, visados na análise de Pedro Fino, que destacou a beneficiação da Levada do Monte Medonho e no Reservatório do Pico Ferreiro, este com capacidade de 3.000 m3. Neste âmbito, “em curso encontram-se intervenções nas câmaras de perda de carga com vista à redução das perdas de água”, empreitada que visa “a realização de um conjunto de obras de remodelação e de substituição de câmaras de perdas de carga (CPC) integradas na rede de abastecimento de água dos municípios de Câmara de Lobos e Ribeira Brava (LOTE 1), municípios aderentes à ARM”. Das 45 CPC’s, oito são na Tabua.
O governante frisou algumas vezes que “o Governo Regional sempre investiu no concelho da Ribeira Brava”, notando que “continuará a fazê-lo”, com foco nas pessoas. “Trabalharemos sempre no sentido de continuar a proporcionar as condições necessárias ao seu bem-estar material e social”, disse Pedro Fino.