O Percurso Pedestre Recomendado da Levada do Pico Castelo reabre a 1 de Outubro. Uma reabertura que está enquadrada na Política Ambiental do Governo Regional da Madeira, no que concerne à disponibilização dos espaços naturais com características específicas para usufruto da Natureza.
Este percurso pedestre, tal como os demais recomendados, apresenta valores específicos do património histórico e natural da Região, e a sua beneficiação permite incrementar a qualidade da oferta neste tipo de nicho turístico.
O percurso, com uma extensão de 4,1 Km, tem início na Estrada Regional 120, vulgo Estrada da Camacha, e segue pela base do Pico do Castelo, contornando a sua encosta sul, ladeado pela Levada do Pico Castelo até ao Ribeiro Formoso, permitindo, ainda, aceder à Capela da Nossa Senhora da Graça, datada da década de 30, do Séc.XX.
A abertura e edificação da Levada do Pico Castelo teve a sua origem na primeira metade do Séc.XX, com vista ao aproveitamento das águas pluviais e à sua utilização na agricultura.
Ao subir a denominada Rocha de Nossa Senhora, através de uma espécie de calçada, o caminhante pode encontrar algumas plantas de urze (Erica platycodon subsp. maderincola) e de álamos (Populus alba). Encontra, ainda, pequenos tufos de plantas rastejantes, localmente denominada de “Iscas” (Phagnalon hansenii).
Após o topo do rochedo, popularmente chamado de “Portelinha”, o percurso desce em direção à Serra de Fora e ao túnel existente (530 metros) e daí até ao Ribeiro Formoso.
A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, acompanhada pelo Presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Manuel Filipe, e Diretor Regional para a Administração Pública do Porto Santo, Jocelino Velosa, desloca-se na próxima segunda-feira, dia 1 de outubro, ao Porto Santo, para assinalar a reabertura. O início da visita será às 15h30, na Estrada Pico Castelo, no cruzamento com a Levada Pico Castelo.